Associações defendem maior investimento em produção de hidrogênio no Brasil
Brasil tem potencial para produção de hidrogênio verde a preços competitivos, afirmam associações. O Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Renovável foi lançado pelas associações: ABEEÓLICA, ABSOLAR, ABIOGÁS e AHK RIO.
No dia 5 de maio de 2023, a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Associação Brasileira de Biogás (ABIOGÁS) e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) assinaram um acordo de cooperação denominado Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Renovável (H2R).
 
O pacto visa acelerar o desenvolvimento do mercado brasileiro de hidrogênio renovável, tanto para consumo interno quanto para exportação. Os seis objetivos centrais do acordo são contribuir para a definição de um marco regulatório, desenvolver o mercado de aplicação de hidrogênio renovável, promover o desenvolvimento socioeconômico, promover o hidrogênio renovável no Brasil, disseminar oportunidades de hidrogênio renovável e aumentar a competitividade da produção e uso de hidrogênio renovável.
“O Pacto agrega e representa uma parcela significativa dos agentes e do mercado brasileiro interessado no desenvolvimento da economia de hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis. Com o apoio técnico e institucional de entidades que representam o setor de energias renováveis e de câmaras de comércio bilateral, a iniciativa amplia a cooperação e o networking com importantes players nacionais e internacionais”, destacou a AHK Rio.
As ações conjuntas entre as assocoações incluirão projetos e atividades técnicas e institucionais para desenvolver a cadeia de valor do hidrogênio renovável, estimular investimentos e negócios e promover o hidrogênio renovável nacional e internacionalmente. O hidrogênio renovável tem potencial para se tornar um eixo estratégico na transição energética e descarbonização para diversos setores produtivos, incluindo indústrias de difícil descarbonização, como fertilizantes nitrogenados, mineração, siderurgia, metanol, transporte aéreo, marítimo e rodoviário pesado. Segundo Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, “o desenvolvimento do hidrogênio renovável pode transformar o Brasil em líder global na produção, consumo e exportação de combustível limpo, atraindo novas fábricas, capital internacional, geração de empregos locais, oportunidades de negócios e novas tecnologias”.
A ABiogás afirma que o Brasil pode liderar a descarbonização global com a produção de hidrogênio renovável a partir de biogás e biomassa, juntamente com fontes eólicas e solares. O Brasil tem um grande potencial de biogás e pode se tornar o principal fornecedor de hidrogênio renovável para mercados globais. O uso do biogás na produção de hidrogênio renovável é uma solução imediata e competitiva para descarbonizar a produção, pois a molécula do biometano é igual à do gás natural fóssil. Isso coloca o Brasil em uma posição para alcançar o desenvolvimento econômico e social baseado em produtos com baixa pegada de carbono.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Fonte: Portal de Hidrogênio Verde - 05 de maio de 2023.
Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                        