Amapá e a política estadual de incentivo à geração de energia renovável
Fábio Viana de Abreu | Hoje o “State tour” destaca o estado do Amapá, famoso pelo Marco Zero, um ponto turístico icônico. Este monumento, inaugurado em 1987, marca a passagem exata da linha do Equador sobre a cidade de Macapá. Com seu obelisco de 30 metros de altura, o Marco Zero é um local imperdível para turistas, ideal para fotografias memoráveis.
O Amapá possui grande potencial para a produção de biogás. Segundo o Instituto Escolhas e o CIBiogás (2023), a capital Macapá é o município com maior capacidade de produção, estimada em 7 milhões de Nm³ de biogás por ano, representando aproximadamente 48% do potencial estadual (15 milhões de metros cúbicos de biogás por ano). Outros municípios com destaque nesse setor são Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e Porto Grande.
O estado conta com nove frigoríficos, localizados em Calçoene, Macapá e Oiapoque, que produzem 6.689 toneladas de carne por ano e geram 2.705 toneladas de resíduos. Isso equivale a 488 mil Nm³ de biogás, o que pode gerar 1 GWh de energia elétrica por ano. O aterro sanitário de Macapá, juntamente com a biomassa residual, também possui grande potencial para a produção de biogás e biometano.
Além disso, o Amapá se destaca como porta de entrada para investimentos em projetos da Margem Equatorial, que apresentam um grande potencial para a produção de petróleo e gás natural. O Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP) é uma entidade crucial para investidores e estudiosos interessados no setor.
No âmbito legislativo, o Convênio ICMS nº 39 de 2017, que adere ao Convênio ICMS nº 16 de 2015, autoriza a concessão de isenção nas operações internas relativas à circulação de energia elétrica, conforme a Resolução Nomativa ANEEL nº 482 de 2012.
Já a Lei nº 2656 de 2022 regula a prestação de serviços de gás canalizado para consumidores livres, autoprodutores e auto importadores no Estado do Amapá. Destacando no Art. 22. Esta Lei será também aplicada na hipótese de movimentação do biometano em todo o território do Estado do Amapá, devendo a GASAP promover, em cada caso, as adequações técnicas, econômicas, financeiras e contratuais, necessárias ao atendimento solicitado pelo agente interessado.
Por fim, o Projeto de Lei 232/2023, do autor José Carlos Carvalho Barbosa (PL) em tramitação na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), visa instituir a Política Estadual de Incentivo à Geração de Energia Renovável para produtores rurais e pessoas de baixa renda, promovendo o desenvolvimento sustentável na região.
“Gostou? Compartilhe com os amigos e profissionais do setor. Em breve vamos destacar mais um estado nesse "state tour" sobre biogás e biometno no Brasil. Vamos em frente com nossas energias renovadas! ”
- Fábio Viana de Abreu
Referências
- AMAPÁ (Estado). Projeto de Lei nº 232/2023 - Institui a Política Estadual de Incentivo à Geração de Energia Renovável por
 Produtores Rurais e pessoas de baixa renda no âmbito do Estado do Amapá e dá outras providências. Autor: Deputado José Carlos Carvalho Barbosa, Poder Legislativo - Assembleia Legislativa do Estado do Amapá. Disponível em: <Projeto de Lei nº 232/2023>
⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast
Sobre o autor
Fábio Viana de Abreu - Palestrante, Perito Judicial, Advogado, Engenheiro (RGN, GNL e Biogás) - Profissional de nivel superior na Petrobrás, com mais de 16 anos de experiência. Atua nas áreas de Gás e Energia. Perfil no LinkedIn
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
⇒ Siga o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp!
Autor: Fábio Viana de Abreu. Publicado em: 03 de junho de 2024.
Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da autora. O Portal Energia e Biogás disponibiliza o espaço Comunidades & Produtores de Biogás para que especialistas publiquem conteúdos de opinião e conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás e biometano. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                