Biogás da Vinhaça Fina do Milho
Pesquisadores da Unicamp avaliam o potencial de produção de biogás a partir da vinhaça obtida no processo de produção de etanol de milho
Resumo do Artigo
O artigo “Produção de etanol de milho com digestão anaeróbia de vinhaça fina para recuperação de bioenergia: uma avaliação técnica e econômica” com o título original “Corn ethanol production with thin stillage anaerobic digestion for bioenergy recovery: A technical and economic evaluation” foi publicado no Journal Industrial Crops and Products no Volume 206 de 15 de desembro de 2023.
Autores (as)
O artigo foi escrito pelos (as) autores (as):
- Henrique Di Domenico Ziero,
- Larissa Castro Ampese,
- Luz Selene Buller,
- Josiel Martins Costa,
- Mauro Berni,
- Tânia Forster-Carneiro
Apresentação
O estudo teve como objetivo avaliar o potencial energético da vinhaça fina, subproduto do processo de etanol de milho, para a produção de biogás / biometano, visando a recuperação de bioenergia. O objetivo avaliar a viabilidade econômica e ambiental da geração de energia a partir da digestão anaeróbia de vinhaça fina em usinas de etanol de milho.
Metodologia
A metodologia utilizada envolveu análises técnicas e econômicas detalhadas, considerando três cenários:
- Usina padrão de etanol de milho;
- AD-CHP - Utilização da vinhaça fina para produzir biogás por digestão anaeróbia e queima do biogás em um sistema de CHP;
- AD-BU - Purificação do biogás para obtenção e comercialização de biometano.
Foram estimadas a produção teórica de biogás, o design do reator UASB, a geração de energia térmica e elétrica, e as emissões evitadas de gases de efeito estufa no processo industrial.
Objeto do Estudo
Na pesquisa, o substrato (objeto do estudo) utilizado na digestão anaeróbia para produzir biogás é a vinhaça fina, que é um subproduto do processo de produção de etanol de milho. A vinhaça fina é direcionado para um tanque de equalização e posteriormente utilizado na produção de biogás por meio da digestão anaeróbia.
Principais Resultados
Os resultados obtidos indicaram que a digestão anaeróbia da vinhaça fina em usinas de etanol de milho pode gerar energia de forma eficiente e sustentável.
Os resultados demonstraram a viabilidade técnica e econômica da produção de bioenergia a partir da digestão anaeróbia da vinhaça fina, com a geração de energia térmica e elétrica, além da redução das emissões de gases de efeito estufa. Esses resultados destacam o potencial promissor dessa abordagem para a produção de bioenergia em usinas de etanol de milho, contribuindo para práticas mais sustentáveis na indústria de biocombustíveis.
⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast
Conclusão
A conclusão do artigo destaca a importância e viabilidade da geração de bioenergia a partir da digestão anaeróbia da vinhaça fina em usinas de etanol de milho. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização desse subproduto para produção de biogás pode não apenas gerar energia de forma eficiente, mas também contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e promover práticas mais sustentáveis na indústria de biocombustíveis.
A abordagem proposta nos diferentes cenários avaliados mostrou-se promissora do ponto de vista técnico e econômico, destacando a importância de considerar alternativas de valorização de subprodutos em uma economia circular.
Acesso ao artigo completo
Divulgação Científica: para informações mais detalhada da metodologia utilizada e dos valores do potencial de biogás, entre outros resultados obtidos, acesse o artigo completo:
Referência Bibliográfica
ZIERO, Henrique Di Domenico et al. Corn ethanol production with thin stillage anaerobic digestion for bioenergy recovery: A technical and economic evaluation. Industrial Crops and Products, v. 206, p. 117618, 2023. DOI: 10.1016/j.indcrop.2023.117618
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                