Reunião interministerial discute políticas públicas para o biogás e biometano no Brasil
O encontro interministerial é um fórum de discussão que envolve entidades federais para debater melhorias em políticas públicas voltadas para o biogás.
Unidade Interministerial é um fórum periódico de discussão idealizado pelo Projeto GEF Biogás Brasil que reúne entidades federais em prol de políticas públicas mais dinâmicas para o biogás no país.
Na última quarta-feira (17 de agosto de 2022) ocorreu o quarto encontro interministerial do Biogás e Biometano, com representantes de cinco ministérios e três entidades governamentais da esfera federal que debateram sobre as projeções para o mercado de biogás e biometano nos próximos anos.
A Unidade Interministerial agrega entidades federais para debater melhorias em políticas públicas voltadas para o biogás. O fórum periódico é uma iniciativa do Projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo MCTI, implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), e conta com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) como principal entidade executora.
Cinco ministérios compõem a Unidade Interministerial: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Também fazem parte do fórum a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O intuito é promover a discussão na esfera federal da temática do biogás.
A abertura da quarta reunião da Unidade Interministerial foi feita pelo diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas do MCTI. Ele destacou que a Unidade vai ao encontro de temas importantes para o Brasil, e que o fórum está alinhado com as políticas públicas na área de biogás e biometano, assim como os programas Combustível do Futuro, Programa Nacional do Hidrogênio e Programa Metano Zero.
Durante o fórum, a consultora técnica da Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da EPE palestrou sobre as perspectivas para o setor do biogás e do biometano. Além de apresentar o Panorama Energético Nacional, ela chamou a atenção para a variedade da matriz energética brasileira. A consultora destacou que na matriz brasileira, o biogás ainda aparece tímido, mas tem crescido anualmente. O crescimento tem sido exponencial e mostrado consistência, com crescimento médio de 35% ao ano nos últimos 10 anos. Dados da EPE mostram que, só no setor sucroenergético, o biogás poderá atender a 40% da demanda de diesel no setor agropecuário em 2031.
A reunião foi organizada e conduzida pelo consultor da UNIDO e especialista em Políticas Nacionais do Projeto GEF Biogás Brasil.
O próximo encontro da Unidade Interministerial está previsto para 9 de novembro de 2022.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Publicado em: 23 de agosto de 2022.
Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada.
 
                                    
                                 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                