Biogás: Energia Solar Armazenada
Geração de energia contínua, sem intermitência e com armazenamento eficiente.
Heleno Quevedo | Colunista do Portal Energia e Biogás — O biogás é uma forma de energia renovável produzida pela ação de micro-organismos durante a decomposição anaeróbia da matéria orgânica. Mas qual é a origem dessa energia?
A energia solar é a fonte primária de energia para quase todas as formas de energia na Terra. Toda biomassa da terra é obtida de forma direta ou indireta do processo de fotossíntese, que tem a energia solar como fonte primária de energia.
De modo simples e direto, podemos resumir a fotossíntese em uma fórmula química geral:
6 CO2 + 6 H2O + Luz (Energia Solar) → C6H12O6 + 6 O2
Isso significa que, na presença de luz solar, as plantas usam dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) para produzir glicose (C6H12O6) e oxigênio (O2).
Quando as plantas e outros materiais orgânicos morrem e se decompõem, a energia solar armazenada nos carboidratos é liberada na forma de calor e gás metano durante o processo de decomposição anaeróbia. A equação simplificada para ilustrar a digestão anaeróbia da glicose com produção de CO2 e CH4 é:
C6H12O6 + micro-organismos anaeróbios → 3 CO2 + 3 CH4
Portanto, o biogás é essencialmente uma forma de energia solar armazenada, pois é o resultado da conversão da energia solar em energia química pelas plantas durante a fotossíntese e liberada na forma de biogás durante a decomposição anaeróbia. Os elementos principais desses dois processos estão representados no logotipo de Portal Energia e Biogás: sol, biomassa e biogás:

Além de ser uma forma de energia solar armazenada, o biogás apresenta uma vantagem significativa em relação a outras fontes de energia renovável, como solar, eólica e hidrelétrica: sua capacidade de fornecer energia de forma não intermitente¹. Enquanto a energia solar e eólica dependem das condições climáticas para gerar eletricidade, e as hidrelétricas podem ser afetadas pela disponibilidade de água, o biogás pode ser produzido continuamente, independentemente das condições meteorológicas.
Isso ocorre porque a matéria orgânica utilizada na produção de biogás está disponível constantemente, e os processos de decomposição anaeróbia podem ser controlados para garantir um fornecimento contínuo de gás. Portanto, o biogás é uma fonte de energia despachável, segura e não intermitente.
⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast
Além disso, o biogás é uma opção acessível em termos de custos e demanda uma tecnologia eficiente capaz de despachar essa energia a qualquer momento. Comparado aos sistemas de armazenamento de energia baseados em baterias, o biogás é uma alternativa extremamente competitiva em termos de custo.
Dessa forma, o biogás oferece uma solução confiável e econômica para a produção de energia renovável, contribuindo para a diversificação da matriz energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
- ¹ Intermitente, aquilo que ocorre com interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo.
O que achou dessa pauta? Fique a vontade, contribua e deixe o seu comentário.
Até breve!
Referências Consultadas
- THUMANN, Albert; MEHTA, D. Paul. Handbook of energy engineering. River Publishers, 2020.
- HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin; DOS REIS, Lineu Belico. Energia e meio ambiente. Cengage Learning, 2014.
- DOS REIS, Lineu Belico; SANTOS, Eldis Camargo. Energia elétrica e sustentabilidade: aspectos tecnológicos, socioambientais e legais. Editora Manole, 2006.
- BRAGA, Benedito et al. Introdução à engenharia ambiental: o desafio do desenvolvimento sustentável, 2005.
A coluna Biogás em Pauta aborda diferentes temáticas relacionadas com o processo de produção de biogás, destacando a relação com fatores ambientais, sociais, econômicos e corporativos.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Autor: Heleno Quevedo Publicado em: 09 de fevereiro de 2024.
Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, portanto, os créditos e responsabilidades sobre seu conteúdo são dos autores. O Portal de Energia e Biogás oferece espaço para que especialistas publiquem seus artigos, opiniões, análises ou conteúdos técnicos relacionados ao mercado de biogás, biometano e biodigestores. Os textos são validados pela equipe editorial do portal, que define a possibilidade de publicação. O conteúdo das opiniões enviadas e publicadas neste espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.
 
                                    
                                 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                