Biometano: estudo da FIESP revela potencial de São Paulo para liderar transição energética
Publicação inédita aponta que estado pode substituir até 32% do consumo de gás natural com biometano, impulsionando descarbonização e geração de empregos.
São Paulo se posiciona como um protagonista na transição energética brasileira, conforme revela um estudo inédito lançado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A pesquisa, realizada em parceria com importantes associações e empresas industriais (ABiogás, Abrema, Unica, Abividro, Aspacer, Anfacer e Scania), destaca o vasto potencial do biometano no estado paulista, indicando que ele pode substituir uma parcela significativa do consumo de gás natural e diesel, além de contribuir para as metas de descarbonização e a criação de novos postos de trabalho.
O estudo, encomendado pela Fiesp e elaborado pelo consórcio Instituto 17, PSR e Amplum Biogás, identificou uma oferta potencial de 6,4 milhões de Nm³/dia de biometano em São Paulo. Esse volume expressivo equivale a 32% do consumo atual de gás natural no estado ou a 24% do diesel utilizado no transporte. A produção estimada viria de 181 plantas, sendo 84% provenientes do setor sucroenergético e 16% de aterros sanitários. Além do impacto na matriz energética, a pesquisa aponta que a produção de biometano tem capacidade de mitigar até 16% das metas de descarbonização e gerar cerca de 20 mil empregos, reforçando o papel do estado como uma nova fronteira energética no país.
Além de mapear e quantificar o potencial produtivo de biogás e biometano, o levantamento propõe a criação de polos regionais de produção, baseados em critérios de geolocalização e infraestrutura existente. A integração logística também é apontada como estratégia essencial para ampliar o escoamento e viabilizar o crescimento do mercado. A publicação apresenta, ainda, um portfólio de políticas públicas para impulsionar o setor, organizadas em quatro eixos principais:
- Oferta competitiva: com incentivos fiscais e valorização ambiental;
- Infraestrutura e mercado: com regulação e apoio à formação de polos produtivos;
- Estímulo à demanda: com foco no transporte pesado, incluindo corredores sustentáveis e benefícios fiscais;
- Medidas transversais: como governança energética e fomento à inovação.
André Rebelo, diretor executivo de Infraestrutura da Fiesp, explica a importância do estudo:
O objetivo do estudo é alavancar o biometano, seja como alternativa ao gás natural fóssil ou ao diesel. Em relação ao gás natural, a viabilidade econômica é mais apertada, mas frente ao diesel, a vantagem é maior, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. No entanto, o caminho é mais longo, especialmente por desafios como infraestrutura de abastecimento e a adesão ao uso de caminhões movidos a biometano.
Ao reconhecer a vocação do estado para a bioeconomia, a publicação reafirma o papel do biometano como alternativa energética de baixo carbono, com capacidade de impulsionar a reindustrialização, fortalecer a sustentabilidade e promover a liderança paulista na transição energética nacional. O estudo completo está disponível para acesso, bem como um sumário executivo, oferecendo um panorama detalhado para todos os interessados no futuro da energia no Brasil.
Acesso ao guia
A publicação "O biometano em São Paulo: potencial e medidas para alavancar a produção" está disponível para download gratuito e pode ser acessado no site da FIESP.
- Baixe o estudo completo [clique aqui]
- Link para download do sumário executivo: [clique aqui]
Boa Leitura!
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Copyright © 2018 - 2025 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                