Novos Negócios e Oportunidades
Biogás Business Brasil
A Série tem por objetivo oportunizar um espaço para apresentar empresas e empreendedores que se destacam com soluções para o mercado de digestão anaeróbia, produção de biogás e biometano.
Novo episódio: Eren Biogás Brasil
O Portal Energia e Biogás apresenta a Eren Biogás Brasil, uma joint venture formada pelo grupo europeu EREN e pela plataforma brasileira IVRI. Com o objetivo de impulsionar o setor de biogás no país, a Eren Biogás Brasil atua no desenvolvimento, construção e operação de projetos voltados à produção de biometano, CO₂ biogênico, biofertilizantes e à comercialização de atributos ambientais.
A empresa, com sede em São Paulo, combina a expertise internacional do grupo EREN com o profundo conhecimento da IVRI sobre o mercado brasileiro, buscando transformar resíduos orgânicos, oriundos dos setores sucroenergético, agroindustrial e de resíduos sólidos urbanos, em soluções sustentáveis e economicamente viáveis.
Para conhecer mais de perto essa iniciativa e os planos da empresa no Brasil, o Portal Energia e Biogás bateu um papo com Gabriela Autilio Ianhez, cofundadora e COO da Eren Biogás. Confira a entrevista completa e entenda como a Eren Biogás Brasil está contribuindo para a economia circular e a transição energética do país.
Confira a entrevista com Gabriela Autilio Ianhez, Engenheira Eletricista, Cofundadora e Diretora de Operações da Eren Biogás Brasil.
⇒ Siga o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp!
Para iniciar nossa conversa, gostaríamos que você se apresentasse aos nossos leitores e contasse um pouco sobre a Eren Biogás Brasil. Como surgiu essa joint venture entre o Grupo Eren e a IVRI, e qual a visão que motivou a entrada no mercado brasileiro de biogás?
Gabriela Autilio: Iniciei minha carreira no mercado de eletricidade na Eren do Brasil, onde fui a segunda funcionária e na qual atuei como membro do comitê executivo, contribuindo para a o crescimento da subsidiária no país e liderando a construção 300 MW de projetos solares e eólicos como Head of Construction and Procurement.
Após a venda da companhia para TotalEnergies em julho 2023, eu resolvi empreender junto ao Pierre-Emmanuel Moussafir, que dirigia a Eren do Brasil comigo, e a Laila Schiphorst, que trabalhava sobre novos negócios conosco na Eren do Brasil. Assim nasceu a Ivri, uma empresa brasileira dedicada ao desenvolvimento de projetos de infraestrutura que promovam a redução das emissões de carbono no Brasil.
Nós estudamos diversas teses de investimento, incluindo geração distribuída, armazenamento de energia, hidrogênio verde, reflorestamento e, por fim, biogás. Esse último tema, o biogás, foi o que mais chamou a nossa atenção, pois percebemos que preenchia todos os nossos critérios: impacto ambiental, potencial de mercado e necessidade de construir inteligência adaptada à realidade brasileira.
Foi assim que lançamos a nossa empresa de biogás, junto ao grupo Eren, dando origem à Eren Biogás Brasil, uma joint-venture 80% pelo Grupo Eren e 20% pela Ivri. É importante destacar que esse novo empreendimento capitaliza sobre uma colaboração de longa data (mais de 10 anos) entre os executivos e o nosso acionista, o Grupo Eren. Essa longevidade cria um alinhamento sobre filosofia de investimento e gestão de risco que acreditamos ser um grande diferencial no mercado.
O Grupo Eren traz uma experiência global significativa no setor de energias renováveis. Como essa expertise internacional está sendo adaptada às particularidades do mercado brasileiro de biogás e biometano?
Gabriela Autilio: Os acionistas do Grupo Eren atuam há mais de quatro décadas no mercado de energia renovável e o Grupo possui em seu portfólio plataformas de desenvolvimento e operação de projetos desse setor, além de diversas empresas de tecnologia que fornecem soluções para o mercado de biogás. A ideia da parceria é justamente unir essa expertise do Grupo Eren com o conhecimento do mercado local do time da Ivri.
Reconhecemos que o mercado de gás brasileiro não apresenta o mesmo nível de capilaridade nem mesma demanda que o mercado europeu, refletindo em uma lógica de precificação distinta e que, portanto, demanda adaptações tanto na infraestrutura dos projetos, quanto na estruturação contratual e da logística de entrega do biometano.
Esses elementos estão sendo endereçados em nossos projetos e temos buscado desenvolver uma rede de fornecedores locais que nos permita tropicalizá-los.
O Brasil possui uma das maiores produções agroindustriais do mundo, gerando grande quantidade de resíduos orgânicos. Na sua visão, qual é o verdadeiro potencial do país para a produção de biogás e biometano, e por que esse potencial ainda é subutilizado?
Gabriela Autilio: O Brasil possui um dos maiores potenciais do mundo para a produção de biogás e biometano, impulsionado por sua ampla geração de resíduos agropecuários, agroindustriais e urbanos. No entanto, esse potencial ainda é pouco aproveitado devido principalmente a fatores como a falta de políticas públicas estruturadas, deficiência na infraestrutura de escoamento do gás e desconhecimento do mercado sobre os benefícios econômicos e ambientais do biogás e biometano. Com o avanço em regulação, financiamento e articulação público-privada, o país pode transformar esse recurso subutilizado em uma solução estratégica para a descarbonização e a valorização de resíduos.
⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast
A Eren Biogás Brasil menciona a contribuição para a economia circular como um de seus objetivos. Poderia compartilhar exemplos concretos de como os projetos da empresa transformam resíduos em recursos valiosos, desde o biometano até biofertilizantes e CO₂ biogênico?
Gabriela Autilio: Os projetos de biogás da Eren Biogás Brasil têm como foco a valorização de materiais orgânicas que seriam descartados sem aproveitamento adequado e que poderiam se tornar passivos ambientais. Além da conversão da matéria orgânica em biogás, os nossos projetos também podem produzir biofertilizantes que podem substituir insumos convencionais químicos na agricultura, e tem a possibilidade de capturar o CO2 que, de outra forma, seria lançado à atmosfera.
Esses produtos resultados de nossos processos podem ser utilizados em diversas cadeias produtivas, contribuindo significativamente para a economia circular e reduzindo o impacto de diferentes indústrias. Dessa forma, promovemos uma gestão mais eficiente dos resíduos, oferecendo um benefício ambiental à região ao mesmo tempo em que maximizamos o aproveitamento de materiais que, anteriormente, seriam descartados.
Quais são os principais desafios enfrentados pela Eren Biogás Brasil no investimento a projetos no país?
Gabriela Autilio: Acredito que os principais desafios enfrentados pelo setor de biogás no Brasil são comuns a mercados em estágios iniciais de desenvolvimento. Ainda não contamos com um arcabouço jurídico-regulatório totalmente consolidado que ofereça incentivos econômicos competitivos ao biometano nem há clareza suficiente a respeito de como valorizar adequadamente os atributos ambientais associados ao setor. Além disso, é necessário desarriscar os projetos por meio de contratos de longo prazo tanto na ponta da geração dos resíduos quanto na ponta do consumo de biogás e biometano.
Também é fundamental que os agentes financiadores tenham uma compreensão aprofundada dos riscos de negócio, atuem de forma alinhada com os investidores e que seja promovida a criação de uma cadeia de suprimento local, com equipes capacitadas e especializadas.
Por fim, um dos maiores obstáculos é a ausência de rede de distribuição de gás nas regiões onde a biomassa disponível é mais abundante. Entendemos que será desafiador desenvolver uma cadeia de comercialização eficiente até que esse mercado se consolide. No entanto, acreditamos que, à medida que os projetos forem se cristalizando e o mercado se estruturando, a própria existência desses primeiros projetos ajudará a reduzir riscos, criar confiança e promover uma maior escala de investimentos. Com o tempo, essa maturidade do mercado irá facilitar a viabilidade econômica e a expansão do setor de biogás no Brasil.
A empresa tem buscado parcerias com produtores agroindustriais e outros setores. Quais critérios são considerados na escolha desses parceiros e como funcionam essas colaborações na prática? Que tipo de parceiro vocês estão buscando atualmente?
Gabriela Autilio: Na Eren Biogás Brasil, atuamos em três principais verticais:
- (a) resíduos animais e agroindustriais por meio de investimentos em composteiras ou parcerias diretas com indústrias do setor,
- (b) mercado sucroalcooleiro e
- (c) saneamento.
Para cada mercado, avaliamos critérios específicos, como bancabilidade, flexibilidade operacional na captação de resíduos e demanda de gás, além de outros elementos técnicos.
De modo geral, buscamos parceiros que estejam alinhados com a nossa visão estratégica e que tenham um compromisso sólido com a gestão e valorização sustentável de resíduos. Nosso objetivo é estabelecer relações de parcerias duradouras, focadas na consolidação da presença local e no desenvolvimento das regiões onde atuamos.
⇒ Clique aqui para seguir o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp.
Com o biometano previsto no programa Combustível do Futuro, como a Eren Biogás Brasil se posiciona para atender a essa demanda crescente? Quais oportunidades e desafios esse programa traz para o setor?
Gabriela Autilio: Acredito que o Programa Combustível do Futuro representa uma iniciativa muito positiva para o setor, pois insere o biometano no mesmo patamar de outras formas de energia renovável, conferindo a ele reconhecimento regulatório e institucional como um combustível estratégico. Além disso, a proposta de padronização da certificação de origem e da rastreabilidade do atributo verde do biometano pode fortalecer a confiança do mercado e facilitar mecanismos de comercialização e financiamento.
No entanto, isso não implica automaticamente em uma demanda desse gás. O desenvolvimento do offtaker ¹ ainda depende uma articulação entre produtores, distribuidores, usuários finais e órgãos reguladores. É essencial estruturar contratos de longo prazo com consumidores âncora, especialmente nos setores de transporte e indústria, além de promover incentivos econômicos que tornem o biometano mais competitivo frente a alternativas fósseis.
¹ Oofftaker - acordo de compra e venda futura de um produto, geralmente firmado antes mesmo da construção ou operação de uma planta produtora.
A empresa anunciou planos de investir R$ 3 bilhões em Capex nos próximos sete anos. Poderia detalhar como serão distribuídos esses investimentos e quais regiões do Brasil são prioritárias para a expansão da Eren Biogás?
Gabriela Autilio: Nosso objetivo é distribuir o investimento entre as oportunidades identificadas nas diferentes vertentes de atuação de acordo com as demandas de nosso portfólio. Atualmente, estamos desenvolvendo projetos em várias regiões do Brasil, com foco especial nos Estados do Sul, Nordeste e Centro-Oeste. Priorizamos regiões que apresentem potencial de crescimento, disponibilidade de resíduos e infraestrutura adequada, onde possamos garantir redundância no suprimento de biometano para oferecer um fornecimento mais robusto e seguro aos nossos clientes.
Com a expansão da empresa no Brasil, quais tipos de profissionais a Eren Biogás Brasil busca atrair? Quais habilidades e conhecimentos são valorizados, e que oportunidades existem para quem deseja construir carreira nesse setor em crescimento?
Gabriela Autilio: Estamos buscando profissionais para diferentes áreas na empresa, principalmente em engenharia, agronomia e comercialização. Como o mercado de biogás está em constante evolução, valorizamos profissionais dinâmicos, dispostos a se atualizar continuamente e com o rigor técnico necessário para o desenvolvimento de nossos projetos.
Além disso, procuramos formar uma equipe multidisciplinar, já que o desenvolvimento de projetos de biogás exige conhecimentos que vão além do setor de gás. É fundamental compreender também os mercados dos diferentes geradores de resíduo, dos biofertilizantes e de outros setores relacionados.
Quem tiver interesse, pode acompanhar as nossas vagas pelo LinkedIn da Eren Biogás Brasil e entrar em contato conosco através do e-mail: [email protected].
Para finalizar nossa conversa, que mensagem você deixaria para os leitores interessados no setor de biogás e biometano no Brasil, seja como consumidores, investidores ou futuros profissionais da área? Qual é a visão da Eren Biogás Brasil para o futuro da energia renovável no país?
Gabriela Autilio: Nós, na Eren Biogás Brasil (EBB), acreditamos que o setor de biogás é um dos mais promissores da transição energética no Brasil. Trata-se de uma solução que alia o manejo adequado de resíduos à geração de produtos renováveis, com potencial para fortalecer economias regionais, reduzir emissões e impulsionar a descarbonização de diversos setores. Nossa visão é transformar esse potencial em realidade, posicionando o biogás como um dos pilares da nova matriz energética brasileira. Estamos comprometidos com o desenvolvimento de projetos sólidos, sustentáveis e de longo prazo, que gerem valor não apenas ambiental e econômico, mas também social.
Saiba mais:
AGRADECIMENTOS
O Portal Energia e Biogás® agradece, em nome da Gabriela Autilio Ianhez, da Gabriela Bonassa e de toda a equipe da Eren Biogás Brasil pelas valorosas contribuições para desenvolvimento dessa entrevista exclusiva.
Sobre a série BiogásBusinessBrasil
A Série é uma iniciativa do Portal Energia e Biogás® com o objetivo de oportunizar um espaço para apresentar empresas e empreendedores que se destacam com soluções para o mercado de digestão anaeróbia e produção de biogás.
São soluções para redução de passivos ambientais por meio da digestão anaeróbia, produção de bioenergia, produção de biofertilizante e desenvolvimento de novos modelos de negócios baseados na produção de biogás. Esses são alguns exemplos de ações estratégicas para processo de descarbonização e economia circular que muitas empresas demandam e algumas já adotaram.
Conheça um pouco da jornada de empresas/empresários que buscaram informações, estabeleceram metas, atuaram com planejamento e monitoramento sistemáticos para desenvolver oportunidades. Encararam desafios que demandaram iniciativa, persistência, comprometimento, independência, autoconfiança e persuasão. Com muita empatia conseguiram estabelecer uma rede de contatos essenciais para seus negócios e passaram a desenvolver projetos com exigência de qualidade e eficiência. Hoje conseguem entregar excelentes resultados, graças a experiência e conhecimentos calibrados para minimizar riscos.
Confira os episódios anteriores:
Nessa temporada 2025, entrevistas com grandes empresas e empresários de destaque no setor do biogás.
Aguarde, em breve novos episódios!
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.