Entrevista Exclusiva – Vanessa Reiter Pilz, Diretora ESG da Reiter Log

autor: Heleno Quevedo de Lima
publicado em 22/07/2025 01:21 e atualizado em 22/07/2025 01:34
aproximadamente 9min56s de leitura
COMPARTILHAR

Grupo Reiter anuncia investimento de R$ 120 milhões em usina de biometano no RS, fortalecendo a transição energética e a economia circular. Em entrevista exclusiva, Vanessa Reiter Pilz revela como o projeto acelera a descarbonização da logística no Brasil.
Image
Foto: Vanessa Reiter Pilz, diretora ESG da Reiter Log. Divulgação: Grupo Reiter .
Entrevista Exclusiva
Mobilidade Sustentável

Entrevista Exclusiva – Vanessa Reiter Pilz, Diretora ESG da Reiter Log

Um bate-papo sobre biometano, descarbonização, ESG e inovação no setor de logística.

O Brasil vive um momento decisivo em sua trajetória rumo à descarbonização. Em meio aos desafios da transição energética e às exigências por soluções mais sustentáveis na agropecuária e na logística, iniciativas concretas começam a ganhar força no cenário nacional. Um exemplo emblemático acaba de ser anunciado no Rio Grande do Sul: o Grupo Reiter investirá R$ 120 milhões na construção de uma usina de biometano em Capão do Leão.

O projeto, que recebeu a licença prévia da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e integra o programa estadual Empreender RS, é resultado da integração de três braços do grupo, a Estancia Del Sur, a Reiter Log e a recém-criada Geo Del Sur, representa um modelo completo de economia circular, em que resíduos agropecuários são transformados em energia renovável e fertilizantes.

Para entender o impacto desse investimento na matriz energética brasileira, os benefícios ambientais para o setor logístico e a visão estratégica por trás dessa transição, conversamos com Vanessa Reiter Pilz, diretora ESG da Reiter Log.

Na entrevista, Vanessa Reiter Pilz compartilha os bastidores do projeto, as metas ambiciosas de descarbonização da empresa e o papel do biometano como combustível do futuro. Em um país que busca alavancar sua economia com responsabilidade ambiental, o exemplo da Reiter Log mostra que inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional podem e devem caminhar juntos. Confira o bate-papo do Portal Energia e Biogás com Vanessa Reiter Pilz.

 

public/images/20250722_reiter02_media.jpg

Foto 1 - Divulgação Grupo Reiter

 

1. A Reiter Log tem sido pioneira na conversão de caminhões diesel para biometano e agora anuncia a unidade de produção. Qual a visão estratégica por trás desses investimentos e qual a importância da usina de biometano para o futuro da empresa e do setor de logística no Brasil?

Vanessa Reiter Pilz: O setor de transportes é de suma importância para o desenvolvimento do Brasil e do mundo, porém, não podemos deixar de lado que temos um impacto nas emissões de gases de efeito estufa. Pensando nisso a Reiter Log busca ser solução para a descarbonização do transporte, desde a frota movida a gás até a presença de quatro pit stops próprios de abastecimento com biometano, passando pelo anúncio agora da nova usina, através da qual passaremos a produzir o próprio biometano e garantir economia 100% circular. Este movimento estratégico visa consolidar a Reiter Log como líder de logística verde no Brasil e também demonstrar que o transporte sustentável já é uma realidade. 

 

2. A descarbonização é um pilar central para a sustentabilidade. Como a nova usina de biometano e a utilização desse combustível na frota da Reiter Log contribuem efetivamente para a redução das emissões de carbono e para a meta de ter uma frota 100% movida a fontes alternativas até 2035?

Vanessa Reiter Pilz: O biometano é a grande aposta da Reiter Log. Gerado a partir da reutilização de dejetos poluentes, o biometano tem pegada negativa de carbono sendo benéfico ao meio ambiente. Ele evita a emissão de metano e substitui os combustíveis fósseis. A partir do momento em que passamos a produzir o biometano, conseguimos ter uma nova opção de fornecimento para nossa frota. 


 
3. O projeto da usina de biometano é um exemplo claro de economia circular, envolvendo a Estancia Del Sur, Geo Biogás & Carbon e a Reiter Log. Poderia detalhar como essa sinergia entre as empresas do grupo cria um ciclo virtuoso e quais os principais benefícios ambientais e econômicos desse modelo?

Vanessa Reiter Pilz: O projeto une três empresas do Grupo Reiter em um modelo exemplar de economia circular: a Estância Del Sur fornece os resíduos da produção agropecuária, a Geo Del Sur transforma esses resíduos em biometano e biofertilizantes. A Reiter Log, empresa referência em soluções logística, utiliza o biometano em sua frota de veículos 100% a gás. O biofertilizante retorna à Estancia del Sur para produção de silagem de milho que servirá de alimento ao gado, fechando um ciclo que consolida um modelo completo de economia circular. Esta sinergia gera benefícios ambientais, como a redução de emissões e reaproveitamento de resíduos, e econômicos, como ganho de eficiência e criação de valor dentro do próprio grupo.

 

4. Como diretora de ESG, qual a relevância desse projeto de biometano para os pilares Ambiental, Social e de Governança da Reiter Log? De que forma essa iniciativa se alinha aos compromissos de sustentabilidade da empresa e gera valor para a sociedade e stakeholders?

Vanessa Reiter Pilz: Este projeto tem grande impacto nos três pilares do ESG. O pilar ambiental via redução das emissões de CO2 e reutilização de resíduos. O social, porque estaremos contribuindo para o meio ambiente, a saúde das pessoas e também gerando oportunidades de emprego e contribuindo com desenvolvimento de toda uma região na qual a usina está inserida. E o de governança ao conferir ainda mais robustez ao grupo com crescimento vertical e trazer avanços em inovação.

 

5. A Reiter Log já possui a maior frota a gás do mundo e a maior frota sustentável do país. Quais foram os principais desafios e aprendizados na implementação e gestão dessa frota, e como a produção própria de biometano impactará a autonomia e a expansão dessa frota?

Vanessa Reiter Pilz: A consolidação da maior frota a gás do mundo tem se mostrado uma decisão corajosa, mas também muito acertada. Sua operação envolve desafios, desde a adaptação da infraestrutura até o desenvolvimento de parcerias para garantir o abastecimento. E a produção própria de biometano vem justamente para ampliar a autonomia da Reiter Log e para reduzir gargalos, permitindo expansão planejada da nossa frota sustentável.

 

6. Sendo a primeira usina de biometano para uso em transporte no Rio Grande do Sul e um dos primeiros grandes projetos no Brasil, quais os desafios regulatórios e de infraestrutura que a Reiter Log enfrentou e como a empresa pretende superar esses obstáculos para escalar a iniciativa?

Vanessa Reiter Pilz: A infraestrutura logística no Brasil ainda precisa evoluir, mas percebemos um interesse crescente em impulsionar projetos capazes de contribuir com a descarbonização do setor. A usina de biometano da Geo Del Sur integra as ações do Empreender RS, iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul com objetivo de estimular o desenvolvimento econômico gaúcho. 

 

public/images/20250722_reiter01_media.jpg

Foto 2 - Governador Eduardo Leite participa da entrega de Licenças Prévias a representantes do Grupo Reiter Palácio Piratini, em Porto Alegre / RS (16/jul/2025). Foto: Vitor Rosa/Secom

 

7. A inovação é um diferencial da Reiter Log. Além da usina de biometano, há outras tecnologias ou iniciativas em desenvolvimento para continuar impulsionando a descarbonização e a sustentabilidade na logística?

Vanessa Reiter Pilz: Pensamos o transporte de forma disruptiva e a inovação está presente em nossos projetos. Investimos continuamente na renovação da frota e mantemos ações voltadas à inovação sustentável e à transição energética e eficiência operacional. Estamos sempre dispostos a testar novas tecnologias e desenvolver soluções. Atualmente, temos veículos elétricos de perfil leve, que começamos a trabalhar em 2021, caminhões a gás, a maior frota de elétricos pesados do Brasil e também eixo elétrico. Além disso, investimos em implementos que possuem grande capacidade de carga, como rodotrens e carretas maiores do que a média do mercado.


 
8. Qual o potencial de impacto do projeto da Reiter Log para o desenvolvimento econômico e social da região de Capão do Leão e do Rio Grande do Sul, considerando a geração de empregos e o fomento à cadeia agropecuária?

Vanessa Reiter Pilz: O investimento em Capão do Leão reafirma o compromisso da Reiter Log com o crescimento sustentável do Rio Grande do Sul. O projeto terá impacto direto no desenvolvimento da região Sul do Estado através da geração de 50 empregos diretos ao entrar em funcionamento e de diversas oportunidades indiretas. Por ser uma empresa de grande porte, movimentará toda economia da região. 

 

9. Olhando para o futuro, qual o papel do biometano na matriz energética do transporte de cargas no Brasil? A Reiter Log pretende compartilhar seu know-how e experiência para acelerar a adoção dessa tecnologia em outras empresas do setor?

Vanessa Reiter Pilz: O biometano tem papel essencial na diversificação da matriz energética brasileira, especialmente no setor de transportes, e nós, da Reiter Log, somos referência quando o assunto é sustentabilidade em logística no Brasil. Mas acreditamos que não fazemos nada sozinhos. Por isso, temos participado de eventos e encontros para compartilhar experiências e fechar parcerias.

 

10. Que mensagem a Reiter Log, através de sua experiência pioneira com o biometano, gostaria de transmitir a outras empresas e ao governo sobre a importância de investir em soluções sustentáveis e inovadoras para a logística brasileira?

Vanessa Reiter Pilz: A experiência da Reiter Log mostra que é possível unir viabilidade econômica, inovação e sustentabilidade na logística. Investir em soluções como o biometano é investir no futuro do Brasil.
 

 

 

 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

 


 

Copyright © 2018 - 2025 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.

Outras Postagens Similares


Image 28/07/2023

Transformando Resíduos em Energia Limpa: Projeto inovador no RS produzirá biogás para abastecer 1.500 casas!

Programas Biogás-RS e RS-Gás Impulsionam Energia Sustentável no Estado do RS: Licença de Instalação (LI) concedida para produção de biogás promete revolucionar a região....

Continue Lendo

Image 26/03/2019

Sulgás: chamada para aquisição de biometano

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande Sul (Sulgás) lança um edital para recebimento de propostas da chamada pública para aquisição de biometano. O objetivo é introduzir...

Continue Lendo

Image 02/09/2023

Em Triunfo, no RS, inicia a construção de usina de biometano, gás carbônico e fertilizantes

Evento que marcou o início da construção da usina da Bioo, empresa criada pela eB Capital e Sebigas Cótica, contou com representantes do governo estadual, incluindo o Governado...

Continue Lendo

Image 24/12/2024

Prefeitura de SP e concessionária de lixo avançam na transição energética com frota a biometano

Prefeitura de São Paulo e Loga lançam frota sustentável com carretas movidas a biometano, reduzindo até 95% das emissões de carbono e otimizando a coleta de resíduos na capit...

Continue Lendo

Copyright ©. Todos os direitos reservados.

Loading...