Entrevistas Exclusivas: Profissionais Discutem o Futuro Promissor do Biogás
Profissionais Compartilham suas Visões sobre o Biogás no 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
O colunista Fábio Rubens Soares, direto do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, teve a oportunidade de conversar e interagir com excelentes profissionais do setor que responderam algumas perguntas relacionadas com o futuro do mercado de biogás no Brasil. O objetivo dessas breve conversas foi colher impressões e perspectivas futuras sobre o biogás, diretamente da experiência e da ótica dos participantes do evento.
Por meio dessas interações, Fábio Soares busca oferecer uma análise aprofundada e atualizada sobre o desenvolvimento e as tendências do biogás no contexto brasileiro, destacando as visões e os insights compartilhados pelos especialistas presentes no fórum.
A seguir, apresentaremos alguns pontos destacados de suas conversas com os especialistas do segmento de biogás.
Fábio Soares: Como você enxerga o papel do biogás e do biometano no contexto da transição energética e no desenvolvimento sustentável do Brasil?
Professora Suelen Paesi – Universidade de Caxias do Sul (UCS) e membro da Comissão Realizadora do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (6FSBBB): Eu vejo uma oportunidade única para o Brasil se mostrar como um país extremamente sustentável por meio de suas formas de energia verde, e o biogás é uma delas.
Ele é tão importante porque, além de produzir energia, o processo de produção do biogás consome resíduos orgânicos. Ao consumir esses resíduos, evitamos gerar mais resíduos. Dessa forma, além de obtermos energia elétrica, biometano veicular ou térmica, também temos a oportunidade de gerar futuramente outros produtos, como os biofertilizantes derivados da produção de biogás. Esses biofertilizantes podem ser reintegrados à agricultura, fornecendo ao solo os nutrientes que foram retirados dele.
O que eu acho muito importante é olhar para esse novo sistema de biogás como uma oportunidade de negócios e uma fonte de empregos. Essas duas oportunidades combinadas irão nos fortalecer, inclusive no mercado internacional, pois precisamos reverter o perfil que nos tem sido atribuído como um país que queima florestas. Na verdade, não somos um país que queima florestas; somos um país que produz uma grande quantidade de energia sustentável.
Fábio Soares: Quais são, na sua opinião, os principais desafios enfrentados pelo mercado de biogás e biometano atualmente, e como o Fórum Sul Brasileiro contribui para superá-los?
Felipe Souza Marques – diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás: Os principais desafios estão relacionados à segurança no estabelecimento de contratos de longo prazo e estratégias de valorização dos atributos do Biogás.
O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano apoia através da disseminação de informação e experiências positivas. Quem vem até o evento conhece estratégias e tecnologias para fazer biogás bem-feito.
Fábio Soares: Em sua experiência, quais são as áreas mais promissoras para investimentos no setor de biogás e biometano?
Luis Felipe Colturato – Methanum: Na minha opinião, as áreas mais promissoras para o biogás e biometano são, em primeiro lugar, o setor sucroenergético. Este setor já é uma das maiores potências do Brasil na produção de biocombustíveis e possui ampla experiência na geração de combustíveis renováveis.
Agora, ao utilizar outros substratos da cadeia produtiva, tem a possibilidade de começar a produzir biogás e biometano para substituir o diesel em sua própria frota ou para comercialização.
Portanto, na minha visão, este setor já possui toda a expertise tecnológica necessária na produção de biocombustíveis, e agora o biogás e o biometano estão entrando de forma bastante significativa nesse segmento, contribuindo ainda mais para a geração de energia renovável em nosso país.
Fábio Soares: Como o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem ajudado a criar networking e parcerias estratégicas no mercado?
Yuri Schmitke – Presidente Executivo da ABREN: Então, esse evento está ajudando a integrar toda a cadeia de produção e operação, consultoria, fabricantes de máquinas e equipamentos, governo e iniciativa privada para o desenvolvimento do biogás e biometano no Brasil.
É uma oportunidade muito importante, na verdade, é o evento mais importante do setor. É interessante também o foco direcionado ao segmento da agropecuária, que apresenta o maior potencial de crescimento, cerca de 92% desse setor.
Estamos aqui também criando engajamento com o programa Diálogos Climáticos da União Europeia (EUCD) e a ABREN, para estabelecer contato com todos os stakeholders que participarão da elaboração das recomendações de políticas públicas.
Nosso objetivo é orientar o governo federal, estadual e todo o mercado sobre como o Brasil pode avançar com melhores práticas e políticas públicas para implementar mais usinas de biogás e biometano nos próximos anos.
Fábio Soares: Como você avalia a importância da educação e capacitação técnica para impulsionar o crescimento e a adoção do biogás e biometano no Brasil?
Professor Helton Alves – UFPR Palotina: Olá, agradeço pela pergunta e pela oportunidade. Essa questão da educação e da capacitação técnica é fundamental para permitir que o recurso humano que atua em empresas ao longo de toda a cadeia produtiva do biogás e do biometano, muitas vezes começando nas propriedades ou indústrias, possa ter o conhecimento técnico necessário e contribuir para o desenvolvimento de tecnologias e estratégias que tornem o biogás e o biometano mais competitivos no Brasil.
Portanto, a oferta de cursos de curta duração, graduação e pós-graduação em níveis técnico, superior e até mesmo em mestrado e doutorado, tem um impacto direto no desenvolvimento das pessoas, dos recursos humanos que trabalharão nesse setor. Esse tipo de investimento em capacitação eleva a qualidade da nossa cadeia produtiva e do produto que chega ao consumidor final.
Assim, trata-se de um investimento muito importante e necessário para a cadeia produtiva, que vale a pena ser feito para impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor de biogás e biometano no Brasil.
* Entrevistas elaboradas por Fábio Rubens Soares, colunista do Portal Energia e Biogás, para a cobertura do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.
SOBRE O FÓRUM
O objetivo do Fórum é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país. Em promoção de negócios, o “fórum do Sul” já não se restringe à sua região.
Realizam o 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
O FSBBB também conta com o apoio do Portal Energia e Biogás como Parceiro de Divulgação.
Mais informações sobre o 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:
Participe!
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                