I-REC DAY BRAZIL
Uma iniciativa importante para o desenvolvimento de mercado de energia renovável (solar, eólica, biogás, entre outras fontes).
Heleno Quevedo | Colunista do Portal Energia e Biogás — O Instituto Totum realizou com sucesso o evento I-REC DAY BRAZIL, que aconteceu em São Paulo no dia 09 de março de 2023. O evento teve como objetivo promover o mercado de Certificados de Energia Renovável.
Afinal, o que é a Certificação I-REC?
O I-REC é um sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável projetado para facilitar a contabilidade confiável de MWh renovável que foi atribuído a um determinado consumidor, para Escopo 2, compatível com vários padrões internacionais. O I-REC(e) permite a todos os consumidores de energia elétrica fazer uma escolha consciente.
Qual é a importância do I-REC?
A certificação I-REC é o meio mais prático e confiável de comprovar a origem da sua energia e de evidenciar os seus investimentos em sustentabilidade. A importância estratégica é garantir que os investimentos em energia renovável sejam rastreáveis e possam ajudar a evitar emissões de gases de efeito estufa e a proteger as comunidades dos efeitos das mudanças climáticas.
Sobre o evento: Com a presença de especialistas renomados do setor de energia, o I-REC DAY BRAZIL discutiu as tendências, oportunidades e desafios relacionados ao mercado de energia renovável no Brasil e no mundo.
Durante o evento, foram realizadas palestras e debates que abordaram temas como o papel da energia renovável na redução das emissões de gases de efeito estufa, as tendências do mercado de energia solar, eólica e os desafios enfrentados pelas empresas no setor.
A abertura do evento teve a participação de Fernando Giachini Lopes, Diretor Executivo do Instituto Totum, e Jared Braslawsky, Executive Director da I-REC Standard.
 
Apresentação do Espaço de Patrocinador Diamante: GoNetZero, um empreendimento da Sembcorp Industries Ltd.
 
Painel: Estratégia de Comercialização de Energia Renovável
Palestrantes: Charles Lenzi (ABRAGEL), Bernardo Alvarenga (Matrix Energia), Ana Carolina Molina (CGN Brazil Energy), Leandro Nunes (Atiaia Renováveis), Léia Balles (Voltalia)
 
Nesse painel, o Programa Brasileiro de Certificação de Energia Renovável celebrou seu décimo aniversário em 2022. Nesse período, mais de 100 empresas do setor de energia no Brasil forneceram I-RECs a mais de três mil consumidores. O volume total de I-RECs comercializados ultrapassou a marca de 21 milhões de MWh em 2022, mais que dobrando o resultado de 2021.
No painel, empresas geradoras de energia, comercializadoras e traders de ativos ambientais apresentaram suas estratégias de comercialização de energia renovável, usando os conceitos de I-RECs desagregados, I-RECs vinculados aos contratos de energia e I-RECs com uma pegada adicional de sustentabilidade, em contratos spot e de longo prazo.
Painel: Poder de Escolha do Consumidor
Palestrantes: Agnes Maria (ANEEL), Bruno Lopes (América Energia), Marcela Perroni (AES), Maxwell de Castro (Banco do Brasil), André Faria Parodi (TRIO)
 
O painel destacou que hoje o consumidor de energia já possui instrumentos para exercer o poder de escolha em termos de energia renovável. O I-REC permite aos consumidores de energia garantirem a origem renovável de sua energia elétrica. Nesse painel, consumidores e geradores de energia discutem modelos de negócio que viabilizam e potencializam o poder de escolha do consumidor, como por exemplo autoprodução, autoconsumo, geração distribuída, contratos de longo prazo, agregação de I-RECs aos PPA e o papel da estratégia ESG.
Painel: I-REC como Estratégia de Descarbonização e ESG
Palestrantes: Henrique Pereira (Way Carbon), Guilherme Borba (Protocolo GHG), Benjamin Herrera (I-REC), Alessandra Lacreta (COMERC), Fabiana Cristina (Furnas)
 
Nas apresentações foram destacadas as plataformas de relato de emissões de gases de efeito estufa (GEE), sendo a mais conhecida o Protocolo GHG, incentivam as organizações a relatar suas emissões de GEE segregadas por Escopos (1, 2 e 3). O Escopo 2 reflete o uso de energia adquirida do mercado, sendo que no Brasil desde 2018 as empresas podem usar os I-RECs para dar garantia de origem renovável para sua aquisição de energia e até zerar sua pegada de carbono do Escopo 2.
Nesse painel, especialistas do mercado de carbono e empresas discutem o papel dos I-RECs nas estratégias de descarbonização e NetZero, dentro dos requisitos de ESG.
Painel: Visão de Futuro dos Mercados de EAC (Energy Atribute Certificates)
Palestrantes: Elbia Gannoum (ABEEólica), Fernando Giachini (Totum), Jared Braslawsky (I-REC), Thiago Sendon (AES), Frederico Perillo (Way 2), Camila Pantera (GoNetZero)
 
O painel abordou o desenvolvimento dos mercados de EAC vai se tornando estratégico tanto no âmbito das organizações, quanto nas questões de regulação. Muitas organizações privadas e públicas vêm estimulando a geração e uso de energias renováveis e muitas inovações estão surgindo.
Nesse painel, especialistas nacionais e estrangeiros abordam as inovações previstas e já em curso no mercado de Certificados de Energia, como por exemplo: Certificação I-REC de Hidrogênio, I-RECs com granularidade horária (24/7), Formas de obtenção de dados de medição real-time, uso de marketplaces para otimizar comercialização. 
---------------
O evento contou com a participação de grandes empresas, entre elas a Portal Energia e Biogás, que teve o privilégio de ser convidada pelo Instituto Totum para prestigiar o evento.
 
“Aproveito para destacar que o evento foi uma oportunidade única para celebrarmos o décimo aniversário do Programa Brasileiro de Certificação de Energia Renovável, assim como conhecermos as tendências do mercado de energia renovável e aprender com os especialistas do setor”.
Para finalizar, o evento deu atenção especial aos participantes ao proporcionar a neutralização as emissões do Escopo 2 dos participantes do I-REC Day Brazil 2023. Uma iniciativa da GoNetZero promovida no I-REC Day Brazil 2023, com I-RECs da CGN Brasil Energia e Órigo Energia.
Os I-RECs foram aposentados individualmente em nome dos participantes relativamente ao consumo de eletricidade médio de uma família brasileira em 2021 e 2022.

Os I-RECs aposentados em meu nome, deram garantia de origem para a energia consumida em minha residência.
Hoje o mercado tem a sua disposição a possibilidade de atestar a rastreabilidade da energia que é consumida, assim como a origem da energia utilizada na produção dos produtos que consumimos.
A repercussão do evento foi extremamente positiva, com os participantes elogiando a organização e a qualidade das palestras e debates em diversas mídias sociais. Além disso, o I-REC DAY BRAZIL foi amplamente divulgado na imprensa, gerando uma grande visibilidade para o Instituto Totum e para o setor de energia renovável.
O I-REC DAY BRAZIL teve como realizadores o Instituto Totum e I-REC Standard, com apoio da ABEEÓLICA e ABRAGEL. E a GoNetZero Sembcorp Industries Ltd como Patrocinador Diamante, Voltalia - Patrocinador Ouro, Elera Renováveis - Patrocinador Ouro, AES Brasil - Patrocinador Prata e CGN Brasil Energia - Patrocinador Prata.
Gostaríamos de agradecer ao Instituto Totum, e todas as instituições que possibilitaram a realização do evento, pelo convite e por promover iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do mercado de energia renovável, descarbonização e transição energética no Brasil.
A coluna Biogás em Pauta aborda diferentes temáticas relacionadas com o processo de produção de biogás, destacando a relação com fatores ambientais, sociais, econômicos e corporativos.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
 
Autor: Heleno Quevedo Publicado em: 06 de fevereiro de 2023.
Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, portanto, os créditos e responsabilidades sobre seu conteúdo são dos autores. O Portal de Energia e Biogás oferece espaço para que especialistas publiquem seus artigos, opiniões, análises ou conteúdos técnicos relacionados ao mercado de biogás, biometano e biodigestores. Os textos são validados pela equipe editorial do portal, que define a possibilidade de publicação. O conteúdo das opiniões enviadas e publicadas neste espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                