Certificação GAS-REC
O certificado tem por objetivo gerar uma evidência factual de que o biogás ou biometano foi gerado e consumido.
O consumo sustentável está crescendo entre as empresas no Brasil, motivados principalmente por práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG). Temas como aquecimento global e mudanças climáticas estão na pauta dos novos projetos. O foco é compreender como ocorre a emissão de gases do efeito estufa (GEE) nos processos produtivos e quais as ações para reduzir e mitigar a emissão destes GEE.
Nesse contexto, torna-se imprescindível certificar a origem da energia que é consumida destacando quando a energia é de uma fonte renovável e com baixa emissão de carbono. As certificações de uso de energia renovável validam o processo de transição energética, contribuindo para diferenciar os produtos e serviços das empresas que estão preocupadas em descarbonizar os seus processos.
Para projetos de produção de biogás e biometano há um certificado específico para auditar a produção e o consumo desse biocombustível. O GAS-REC é um instrumento para auxiliar as organizações a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) e suas respectivas pegadas de carbono, sendo uma ferramenta eficiente de rastreamento virtual de consumo de bens físicos.
“O programa de certificação de biogás e biometano está alinhado a dois objetivos: ajudar as empresas consumidoras de gás a garantirem origem renovável de seu consumo e contribuir com as metas brasileiras de redução de emissões de metano para a atmosfera”, afirma Fernando Lopes, Diretor Técnico do Instituto Totum.
Afinal, o que é o GAS-REC?
O GAS-REC é um programa idealizado pelo Instituto Totum que tem como objetivo valorizar as usinas produtoras de biogás e biometano, transformando a geração de gás da usina em um atributo comercializável, e dando ao consumidor final de gás (biogás ou não) a possibilidade de aquisição desse atributo para rastreabilidade do gás e substituição do fator de emissão por um fator mais renovável.
 
Como o GAS-REC está em linha com o Programa Metano Zero do Governo Federal?
O programa desenvolvido pelo Instituto Totum estará alinhada com o programa Metano Zero do Governo Federal, alimentando a base do Governo e trazendo transparência e confiabilidade ao processo.
Qual é o papel do Instituto Totum no GAS-REC?
O instituto Totum é o emissor local de GAS-REC, sendo o responsável pelo processo de Certificação de usinas e emissão de GAS-RECs com base na produção de gás e rastreabilidade do ativo do gerador ao consumidor final.
 
Como obter o registro para emissão de GAS-REC?
O processo é bastante simples, e conta com uma auditoria documental, através do qual o Instituto Totum audita informações da usina geradora de biogás / biometano, como:
- 
	- Contrato social da Usina;
- Ata Assembleia designação Diretoria;
- Autorização de Funcionamento / Licença de Funcionamento;
- Documentação de autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis);
- Formulários do Programa, conforme disponibilidado no site do Instituto Totum;
- Medidor de vazão com identificador de calibração;
- Laudo de calibração;
- Laudo de poder energético do biogás (metro cúbico para MBTU);
- Declaração de não utilização do biogás para outras atividades;
- Avaliação do Metano evitado para constar na base de dados do Programa Metano Zero;
- Verificação de alegação de créditos de carbono de metano evitado e/ou uso de energia renovável.
 
 
Quais são os primeiros passos?
O primeiro passo para o processo de certificado GAS-REC é a assinatura do contrato junto ao Instituto Totum e envio da documentação citada anteriormente.
Primeira empresa autorizada a comercializar GAS-REC
Recentemente a empresa Adecoagro recebeu autorização para comercializar certificados GAS-REC. Tornou-se a primeira no Brasil autorizada pelo Instituto Totum. Saiba mais.
Sobre - Instituto Totum
O Instituto Totum é Organismo Certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para os escopos de Gestão da Qualidade (sob o número OCS 0038), Inventários de GEE - OVV (sob o número OVV 0009), Certificação de Pessoas (sob o número OPC 0017), na modalidade Certificação de Auditores em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e Certificação de Produto (sob o número OCP 0169) no escopo: Entidades Gestoras Técnicas (EGT) dos Programas Setoriais da Qualidade no Âmbito do PBQP-H. É também inspetor credenciado pela ANP para o RenovaBio, e atualmente gerencia programas de autorregulação no Brasil nos mais diversos setores, como exemplo, mas não limitado a, alimentação, segurança, energético, financeiro, entre outros. No setor de energia, é Emissor Local do I-REC no Brasil, responsável pelo Programa Brasileiro de Certificação de Energia Renovável (REC Brazil) e pela Certificação GAS-REC (biogás e biometano)
Informações sobre GAS-REC: [email protected] ou (11) 3372-9575.
Saiba mais: 10 Perguntas e respostas essenciais sobre o Certificado GAS-REC
 
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
 
Fonte: Instituto Totum
Os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada. Portal Energia e Biogás ®.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                