O que é anaeróbio?
Um breve resumo sobre como o processo bioquímico de decomposição é essencial para a vida e para manutenção do ciclo natural de muitos elementos.
O que significa anaeróbio?
Segundo o dicionário, anaeróbio é um adjetivo e substantivo masculino que descreve organismos ou certos tecidos que vivem na ausência do ar, do oxigênio atmosférico livre, obtendo a energia necessária à sua vida a partir da decomposição de substâncias orgânicas. O antônimo é aeróbio.
De acordo com a Wikipedia, um organismo anaeróbio é aquele que não precisa de oxigênio para crescer, podendo reagir negativamente ou até morrer na presença desse elemento. Esses organismos podem ser unicelulares, como bactérias e arqueas.
Então, de onde vem a energia utilizada pelos organismos?
Em sua maioria, a energia tem sua origem no sol. Durante o processo de fotossíntese, essa energia solar é “capturada” e armazenada em ligações químicas, unindo dois átomos. Na molécula de glicose, por exemplo, há energia potencial acumulada entre os átomos de carbono.
No processo de digestão anaeróbia, os micro-organismos quebram as ligações químicas, durante a decomposição dos resíduos orgânicos, para utilizar essa energia, liberando um ou mais elétrons. Esses elétrons precisam ser "recebidos" por outras moléculas. O processo continua em etapas sequenciais, quebrando macromoléculas da cadeia de carbono para obtenção de energia, até que a atividade metabólica das arqueas produza moléculos pequenas como a molécula do gás carbônico (CO2) e a do metano (CH4). Esse processo de produção de biogás também é conhecido como respiração celular anaeróbia ou fermentação anaeróbia.
Desta forma, anaeróbio revela-se como um termo fascinante, descrevendo a incrível adaptabilidade dos micro-organismos diante da ausência de oxigênio atmosférico, revelando um intricado mundo de processos bioquímicos de decomposição, essenciais para a vida e para manutenção do ciclo natural de muitos elementos.
Referências consultadas
- KHANAL, Samir Kumar. Anaerobic biotechnology for bioenergy production. Principles and Application Willey and Blackwell, p. 161-86, 2008.
- CHERNICHARO, CA de L.; ANAERÓBIOS, Reatores. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias. Reatores anaeróbios, v. 5, p. 379, 2007.
- FORESTI, Eugenio et al. Fundamentos do tratamento anaeróbio. Tratamento de esgotos sanitários por processo anaeróbio e disposição controlada no solo. Tradução . Rio de Janeiro: ABES, 2009. . . Acesso em: 05 jan. 2024.
Série de posts “Grânulos do Saber”
O que são grânulos?
Sobre processos anaeróbios, em algumas condições há a formação de estruturas constituídas por micro-organismos anaeróbios, os grânulos anaeróbios.
Essas estruturas (aglomerados de diferentes micro-organismos) possibilitam de forma mais eficiente a transferência de nutrientes e favorecem a sobrevivência da comunidade microbiana.
Esses aglomerados de micro-organismos densamente agrupados contribuem para aceleração do processo de digestão anaeróbia, principalmente em lodos de reatores UASB.
 
Os grânulos anaeróbios são esferas muito pequenas e possuem uma vasta comunidade de seres vivos. Atuam na decomposição da matéria orgânica e possibilitam reciclagem de nutrientes.
 
Seguindo o conceito sobre “pequenas pérolas com conteúdo adensado” o Portal Energia e Biogás publica uma série de posts “Grânulos do Saber” - pequenos posts para contribuir com disseminação de informações sobre processo de produção de biogás.
Acompanhe sempre o nosso conteúdo específico sobre a ciência por trás do processo anaeróbio e produção de biogás.
Em breve novos posts “Grânulos do Saber”.
Até logo!
Para explorar outros conceitos, acesse o nosso Glossário.
Acesse também Biogás no Brasil.
Obrigado e boa leitura!
Confira outras matérias do Portal Energia e Biogás, acesse:
- Biogás, Biometano
- Digestão Anaeróbia
- Biodigestor - Reator anaeróbio
- Substratos - a matéria-prima para produção de biogás
- O que é Sulfetogênese?
Copyright © 2018 - 2024 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.
 
                                    
                                 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                