Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura - Sistrates
O processo pode ser aplicado de maneira modular e adicional, de acordo com as necessidades de tratamento e as condições da propriedade.
Grandes sistemas produtivos de pecuária intensiva estão ganhando (e ganharão) cada vez mais representatividade na produção animal. Para este nicho de mercado a Embrapa Suínos e Aves, junto com uma rede de parceiros, desenvolveu e validou o SISTRATES para unidades produtivas com deficiência ou restrições logísticas para uso do digestato. Isto implica em uma nova maneira de pensarmos os sistemas produtivos, com mudança do modelo mental, e o descolamento da necessidade de alojamento de animais em função da área agrícola disponível.
O que é o SISTRATES?
O Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates) é um arranjo desenvolvido para a remoção de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo. Para isso, o sistema é construído em três módulos que podem ser instalados em série, começando pelo módulo dos biodigestores (Bio), e depois acrescentando o módulo de nitrogênio (N) e o módulo de fósforo (P).
 
O Sistrates é um projeto financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, tendo a Embrapa como instituição tecnológica, a Master Agroindustrial como instituição interveniente e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento – Faped como instituição de apoio.
“Esse projeto tem como foco o tratamento dos dejetos suínos para utilização em grandes sistemas de produção. E funciona a partir de um conjunto de sistemas modulares resultando em um efluente final de excelente qualidade”, explica o pesquisador da Embrapa Airton Kunz.
Sobre o módulo dos biodigestores (Bio), de acordo com o analista da Embrapa Ricardo Steinmetz, o mais importante desse módulo é a obtenção do biogás.
“Podemos recuperar o biogás, conduzi-lo a grupos de geradores (motores que geram energia elétrica), condicionar o gás e produzir energia. Assim, nesse módulo temos a remoção de matéria orgânica e a geração de energia”, explica Ricardo Steinmetz.
O efluente dos biodigestores de lagoa coberta possui elevada concentração de nitrogênio porque o processo de digestão anaeróbia não é capaz de remover o nitrogênio amoniacal. Para essa tarefa, no segundo módulo do Sistrates, módulo de nitrogênio (N), ocorre a remoção de nitrogênio por meio de processo biológico de nitrificação, seguido de desnitrificação, produzindo gás nitrogênio. Ao fim do processo, o efluente atinge padrões de lançamentos, apresentando concentração de nitrogênio amoniacal inferior a 20 mg/L.
No último módulo do Sistrates é realizada a remoção do fósforo, módulo de fósforo (P), por meio do processo químico de precipitação. O fósforo é convertido a fosfato de cálcio sólido. Para a reação de precipitação é usada uma suspensão de hidróxido de cálcio, ou cal hidratada, a 10%. O fósforo recuperado ao fim do processo pode ser usado como fertilizante.
Fonte: Canal Embrapa no YouTube.
Quais são as vantagens e os produtos do sistema Sistrates?
- Controle da poluição do ar, do solo e da água;
- Produção de biogás para geração de energia elétrica e calor;
- Recuperação de fósforo de alta pureza para utilização como fertilizante (pode ser comercializado e transportado a grandes distâncias);
- Reúso da água na granja ou na piscicultura (ou lançamento do efluente nos corpos d'água);
- Redução da área necessária para expansão da produção.
Quais os principais beneficiários do sistema Sistrates?
- Granjas suinícolas com restrição de área ou em expansão;
- Produtores, cooperativas e agroindústrias;
- Empreendimentos do setor de gás e energia que produzem biogás a partir da biomassa
- Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL);
- Pode ser aplicado também a efluentes da indústria alimentícia (principalmente abatedouros e processadores de carne).
Saiba mais
- Projetos: Processo biotecnológico em sistemas de tratamento de efluentes na suinocultura – Sistrates
- Embrapa Suínos e Aves - Sistrates (Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura)
- Sistrates - Energia elétrica, fertilizante e água de reúso
Dicas de cursos
- Capacitações online da Embrapa - Operacionalização de biodigestores
- Capacitações online da Embrapa - Biogás: da produção à viabilidade econômica
- Capacitações online da Embrapa - Tratamento de digestato para remoção ou recuperação de nutrientes
Referência Bibliográfica
- TAVERNARI, F. de C. et al. Fósforo disponível de fosfato extraído de efluentes da suinocultura. Embrapa Suínos e Aves. Comunicado Técnico, 535. Concórdia: 2016.
- CÂNDIDO, D. Partida e operação de um sistema de tratamento de efluentes da suinocultura em escala plena. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal Fronteira Sul, Erechim - RS. Orientador: Airton Kunz. 2021.
- HOLLAS, Camila Ester et al. Tecnologias de tratamento de resíduos agropecuários como indutoras à economia circular no agronegócio. Tese (Doutorado Campus de Cascavel) -- Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, 2022. Cascavel - PR. Orientador: Airton Kunz. 2022.
- CÂNDIDO, Daniela et al. Integration of swine manure anaerobic digestion and digestate nutrients removal/recovery under a circular economy concept. Journal of Environmental Management, v. 301, p. 113825, 2022.
- BORTOLI, M. et al. Water reuse as a strategy for mitigating atmospheric emissions and protecting water resources for the circularity of the swine production chain. Journal of Cleaner Production, v. 345, p. 131127, 2022.
- HOLLAS, C. E. et al. Swine manure treatment technologies as drivers for circular economy in agribusiness: A techno-economic and life cycle assessment approach. Science of The Total Environment, v. 857, p. 159494, 2023.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
 
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                