Transição energética nos EUA: Como a expansão do Biometano está influenciando o futuro da energia
Com um salto de US$ 3 bilhões em investimentos, os EUA aceleram na produção de biogás e biometano. O que o Brasil pode aprender com essa expansão?
Por Crislaine Florzino Flor — Colunista do Portal Energia e Biogás,
Nos Estados Unidos, a indústria de biogás e biometano está vivendo um período de forte crescimento. Em 2024, os investimentos em novas plantas aumentaram em US$ 3 bilhões, um salto de 40% em relação a 2023. Esse avanço demonstra não apenas o interesse crescente em soluções sustentáveis, mas também o suporte de políticas públicas voltadas para a redução das emissões e o aproveitamento de resíduos orgânicos.
O setor de biogás nos EUA conta atualmente com 2.478 plantas em operação, convertendo esterco, resíduos de estações de tratamento de esgoto, restos de alimentos e gás de aterro sanitário em eletricidade, calor e biometano (Renewable Natural Gas – RNG, na sigla em inglês). Entre esses segmentos, os projetos que utilizam gás de aterros continuam sendo os mais expressivos, representando 47% do total dos investimentos. No entanto, o setor que mais cresce é o de biodigestores em fazendas, cujo avanço foi quatro vezes maior em comparação com os aterros, superando-os em número total de projetos pela primeira vez.
A expansão dos sistemas exclusivos para resíduos de alimentos vem se destacando, apesar dos desafios técnicos e logísticos envolvidos. Esses projetos estão ganhando impulso, considerando que apenas 14% dos resíduos alimentares pós-consumo nos EUA são atualmente encaminhados para digestão anaeróbia ou compostagem. O potencial inexplorado é significativo: estima-se que mais de 1,4 bilhão de toneladas de esterco, 33 milhões de toneladas de restos de alimentos não comestíveis e 1 milhão de toneladas de lodo de esgoto ainda sejam descartados anualmente em aterros sanitários.
A produção de biometano tem se tornado um pilar importante na transição energética norte-americana. Em 2024, 95% dos 125 novos projetos de biogás focaram na produção desse combustível renovável, impulsionado principalmente por políticas como o programa Low Carbon Fuel Standard (LCFS) da Califórnia e o Renewable Fuel Standard (RFS) federal, que oferecem incentivos para reduzir emissões no setor de transportes.
Apesar desse crescimento, ainda há desafios a serem superados, principalmente no reconhecimento do biogás e biometano como fontes fundamentais para uma matriz energética mais limpa e confiável. Atualmente, muitas políticas federais ainda não consideram o biogás elegível para créditos de energia renovável, e há um esforço do setor para mudar essas percepções.
⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast
Além disso, há uma forte defesa para que incentivos sejam criados para estimular mais produtores rurais a investirem em infraestrutura de biogás.
Olhando para o futuro, espera-se que o setor continue sua trajetória crescente, com a ampliação do mercado voluntário para produtos de baixo carbono e o fortalecimento das políticas de regulação do biometano. O Departamento de Energia dos EUA está revisando sua política de emissões líquidas zero para incluir fontes como o biometano na matriz energética de edifícios e indústrias.
A oportunidade de crescimento é imensa. Se todos os resíduos orgânicos nos EUA fossem aproveitados, haveria potencial para a instalação de até 24 mil novas plantas de biogás. Com a crescente demanda por energia limpa e renovável, o país caminha para consolidar o biogás e o biometano como peças-chave na descarbonização da sua economia.
Referências consultadas
- AUI, Alvina; WANG, Yu. Policy support and technology development trajectory for renewable natural gas in the US. Renewable Energy, p. 122669, 2025. DOI: 10.1016/j.renene.2025.122669
- The American Biogas Council (ABC) (February 13, 2025), Investment in New U.S. Biogas Systems Grows by $3 Billion in 2024, a 40% Increase and New Record
- Arlene Karidis (February 17, 2025), The State of the U.S. Biogas Industry and Policy Pushes for 2025 - Investments in U.S. biogas systems surged by $3 billion in 2024, marking a 40% increase from 2023, with landfill gas-to-energy projects receiving the largest share, though farm-based systems saw the fastest growth. The industry, now at 2,478 operational sites, is focusing on expanding food waste-only systems, increasing RNG production, and advocating for policy changes to boost market demand, support organics diversion, and recognize biogas' role in reducing emissions and providing 24/7 clean energy.
- Erin Voegele (February 20, 2025), Iowa energy bill aims to create new regulations for anaerobic digestion systems. Biomass Magazine.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
 
Autora: Crislaine Flor Publicado em: 20 de fevereiro de 2025.
Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do autor. O Portal Energia e Biogás oportuniza espaço para que especialistas publiquem seus artigos, conteúdos de opinião, análises ou conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás, biometano e digestato. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                