Difusão do biogás no Brasil: perspectivas dos atores sobre as funções do sistema de inovação
Para a fase de expansão de projetos, depende da criação de uma política nacional que inclua objetivos de curto prazo para o biogás.
O artigo com título original "Scaling actors’ perspectives about innovation system functions: Diffusion of biogas in Brazil" foi publicado recentemente no "Technological Forecasting and Social Change", um periódico revisado por pares para a publicação de pesquisas focadas em metodologia e prática de previsão tecnológica e estudos de futuro como ferramentas de planejamento, pois interrelacionam fatores sociais , ambientais e tecnológicos.
O artigo foi aceito para publicação na edição de maio de 2023: Technological Forecasting and Social Change
Volume 190, May 2023, 122359; DOI: 10.1016/j.techfore.2023.122359 o estudo foi desenvolvido pelos autores:
- Cosme P. Borgesa
- Timothy R. Silberga,b
- Mauricio Uriona-Maldonadoa
- Caroline R. Vaza
- Graduate Program in Production Engineering, Federal University of Santa Catarina, Campus UFSC, P.O. Box 476, Florianópolis, SC 88040-970, Brazil
- Michigan State University, College of Agriculture & Natural Resources, Department of Community Sustainability, United States of America
Principais destaques do artigo
- As cotas de energia devem delinear a participação do biogás e aumentar a representação dos atores;
- As empresas de serviços públicos devem fazer parceria com produtores menores para financiar a tecnologia;
- A revisão das tarifas de energia permite que as empresas apoiem o desenvolvimento do Sistema de Inovação Tecnológica (TIS);
- As escalas desenvolvidas com a Teoria de Resposta ao Item (TRI) direcionam os construtores de sistemas para onde disseminar o conhecimento.
Resumo do Artigo
Diversas tecnologias têm sido difundidas para digerir resíduos orgânicos, captar biogás e fornecer energia sustentável. Apesar dos numerosos esforços para difundir a tecnologia de biogás no Brasil, a aceitação continua lenta.
Isso pode ser devido ao baixo reconhecimento entre os principais atores que apoiam a tecnologia com recursos em um Sistema de Inovação (SI) mais amplo. Exploramos como os atores veem a existência desse Sistema de Inovação (SI) no Brasil e seu contexto fragmentado.
Para investigar as visões e percepções dos atores, empregamos uma análise fatorial e um modelo de resposta ao item para mapear a funcionalidade do sistema. A análise revelou a existência de um Sistema de Inovação (SI) desequilibrado, aguardando para acelerar sua fase de expansão diante das atuais atividades empreendedoras, mas permanece impedido por recursos e legitimidade limitados. As respostas dos atores indicam que, para a fase de expansão acelerar, os mercados de energia precisam ser estabelecidos por meio de apoio estadual e federal.
Estes mercados exigem o apoio das concessionárias que influenciam o Sistema de Inovação (SI) em múltiplas facetas (por exemplo, concurso público, tarifas, leilões de energia).
Em última análise, a fase de expansão depende da criação de uma política nacional que inclua objetivos de curto prazo para o biogás compartilhados entre as partes interessadas e um papel definido para as empresas de serviços públicos integrarem fontes de energia renováveis.
O estudo mapeou o impacto das principais barreiras que afetam a aceleração da fase de expansão de projetos de biogás no Brasil. As barreiras foram divididas em componentes:
- 
- Componente Ambiental
- Componente Institucional
- Componente Econômica
- Componente de Mercado
- Componente Tecnológico
 
Acesso ao artigo
- Mais informações e acesso ao artigo: DOI: 0.1016/j.techfore.2023.122359
Referência Bibliográfica
Cosme P. Borges, Timothy R. Silberg, Mauricio Uriona-Maldonado, Caroline R. Vaz, Scaling actors’ perspectives about innovation system functions: Diffusion of biogas in Brazil. Technological Forecasting and Social Change, V. 190, May 2023, 122359. ISSN 0040-1625. DOI: 10.1016/j.techfore.2023.122359
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.
 
                                    
                                 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                