Volkswagen Caminhões e Ônibus e Ecourbis iniciam testes com caminhão movido a Biometano
Apresentado pela primeira vez na Fenatran pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Constellation Biometano integrará a operação da EcoUrbis na cidade de São Paulo. Líder de vendas no setor de coleta de resíduos sólidos, a montadora desenvolveu o modelo especialmente para a aplicação. O veículo vocacional tem a maior capacidade de armazenamento em seu segmento, motorização mais potente e potencial para redução de 90% das emissões de CO2e.
Desenhado a partir da parceria entre as empresas, o projeto é uma proposta voltada para o setor de coleta de resíduos sólidos e agrega a possibilidade de uso do combustível renovável à economia circular, temas fundamentais na pauta ESG. A utilização do biocombustível impacta de forma positiva e significativamente nas emissões de gases do efeito estufa, reduzindo em mais de 90% as emissões de CO2e no ciclo poço à roda. Em uma operação típica em que o veículo percorre de 50 a 70 mil quilômetros ao ano, este valor equivale à redução de 150 toneladas de CO2e emitidas neste período.
Este projeto é resultado de uma análise criteriosa do mercado e das necessidades da EcoUrbis por uma solução que alie alto desempenho à responsabilidade ambiental. Nossa proximidade com a operação nos proporciona uma visão diferenciada, pois vivenciamos de perto os desafios enfrentados no dia a dia. Combinando nossa expertise em soluções sob medida à experiência no desenvolvimento de veículos vocacionais, nos unimos ao cliente para criar um produto que responda à crescente demanda por operações sustentáveis no setor e contribua diretamente para a dinâmica da gestão de resíduos, destaca Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus.
O modelo traz configurações características da família vocacional Compactor, alta tecnologia, desempenho elevado e atendimento às mais pesadas exigências operacionais, elementos já conhecidos pelo cliente. Para adaptar-se à operação com a nova alternativa de combustível, o Constellation Biometano é equipado com tanques de aço carbono que somam 240 metros cúbicos (960 litros) de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento, e garantem autonomia de até 300 quilômetros, permitindo a circulação na grande São Paulo sem necessidade de reabastecimento frequente.
Estamos sempre atentos ao que nosso cliente quer e preparamos nossos veículos de acordo com o que percebemos nesse relacionamento pautado pela proximidade, buscando superar as expectativas na operação. Há anos criamos soluções sob medida para a coleta de resíduos e lideramos esse segmento, mas é essencial estarmos alinhados às novas exigências do mercado e prontos para entregar o que o frotista realmente precisa. Mais do que fornecer produtos, buscamos construir parcerias duradouras, com foco em eficiência e evolução constante, complementa Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.
Alinhado às pautas de sustentabilidade e de circularidade de ambas as empresas, o modelo ainda agrega vantagens ambientais expressivas, pois, anualmente, deixam ser emitidos poluentes referentes às emissões de 35 mil litros de óleo diesel.
⇒ Siga o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp!
A experiência do condutor
O Constellation Biometano conta com transmissão totalmente automática e motor ciclo Otto com performance similar à versão diesel. Combinadas, as configurações oferecem ao condutor maior capacidade de arranque, aceleração mais rápida, melhor tração e direção mais confortável e controlada. Afinal, a coleta de resíduos exige um veículo potente para superar obstáculos e garantir a eficiência nas rotas. A robustez também se aplica ao chassi reforçado, que é preparado para operar sem redução da capacidade de carga.
O motor traz também redução significativa nos níveis de ruído. Os materiais isolantes e sistema de exaustão eficientes contribuem para um ambiente de trabalho mais silencioso para os coletores e para o menor impacto sonoro nas cidades. Graças à sua arquitetura simples e robusta, com sistema de pós-tratamento dos gases de escape com catalisador de três vias, este modelo de motor oferece ainda baixa manutenção e alta durabilidade.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
 
Copyright © 2018 - 2025 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                