Empresas testam caminhão movido a Biometano

publicado em 25/06/2025 00:24 e atualizado em 25/06/2025 00:37
aproximadamente 6min9s de leitura
COMPARTILHAR

Volkswagen Caminhões e Ônibus e EcoUrbis estreiam em São Paulo o Constellation movido a biometano: até 300 km de autonomia, 90% menos CO₂e e maior capacidade de coleta de resíduos, reforçando a economia circular e a mobilidade sustentável.
Image
Foto: divulgação Volkswagen Caminhões e Ônibus
Brasil
Mobilidade Sustentável

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Ecourbis iniciam testes com caminhão movido a Biometano

 

Apresentado pela primeira vez na Fenatran pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Constellation Biometano integrará a operação da EcoUrbis na cidade de São Paulo. Líder de vendas no setor de coleta de resíduos sólidos, a montadora desenvolveu o modelo especialmente para a aplicação. O veículo vocacional tem a maior capacidade de armazenamento em seu segmento, motorização mais potente e potencial para redução de 90% das emissões de CO2e.

Desenhado a partir da parceria entre as empresas, o projeto é uma proposta voltada para o setor de coleta de resíduos sólidos e agrega a possibilidade de uso do combustível renovável à economia circular, temas fundamentais na pauta ESG. A utilização do biocombustível impacta de forma positiva e significativamente nas emissões de gases do efeito estufa, reduzindo em mais de 90% as emissões de CO2e no ciclo poço à roda. Em uma operação típica em que o veículo percorre de 50 a 70 mil quilômetros ao ano, este valor equivale à redução de 150 toneladas de CO2e emitidas neste período. 

Este projeto é resultado de uma análise criteriosa do mercado e das necessidades da EcoUrbis por uma solução que alie alto desempenho à responsabilidade ambiental. Nossa proximidade com a operação nos proporciona uma visão diferenciada, pois vivenciamos de perto os desafios enfrentados no dia a dia. Combinando nossa expertise em soluções sob medida à experiência no desenvolvimento de veículos vocacionais, nos unimos ao cliente para criar um produto que responda à crescente demanda por operações sustentáveis no setor e contribua diretamente para a dinâmica da gestão de resíduos, destaca Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus.

O modelo traz configurações características da família vocacional Compactor, alta tecnologia, desempenho elevado e atendimento às mais pesadas exigências operacionais, elementos já conhecidos pelo cliente. Para adaptar-se à operação com a nova alternativa de combustível, o Constellation Biometano é equipado com tanques de aço carbono que somam 240 metros cúbicos (960 litros) de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento, e garantem autonomia de até 300 quilômetros, permitindo a circulação na grande São Paulo sem necessidade de reabastecimento frequente.

Estamos sempre atentos ao que nosso cliente quer e preparamos nossos veículos de acordo com o que percebemos nesse relacionamento pautado pela proximidade, buscando superar as expectativas na operação. Há anos criamos soluções sob medida para a coleta de resíduos e lideramos esse segmento, mas é essencial estarmos alinhados às novas exigências do mercado e prontos para entregar o que o frotista realmente precisa. Mais do que fornecer produtos, buscamos construir parcerias duradouras, com foco em eficiência e evolução constante, complementa Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.

Alinhado às pautas de sustentabilidade e de circularidade de ambas as empresas, o modelo ainda agrega vantagens ambientais expressivas, pois, anualmente, deixam ser emitidos poluentes referentes às emissões de 35 mil litros de óleo diesel.

 

 Siga o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp!

 

A experiência do condutor

 O Constellation Biometano conta com transmissão totalmente automática e motor ciclo Otto com performance similar à versão diesel. Combinadas, as configurações oferecem ao condutor maior capacidade de arranque, aceleração mais rápida, melhor tração e direção mais confortável e controlada. Afinal, a coleta de resíduos exige um veículo potente para superar obstáculos e garantir a eficiência nas rotas. A robustez também se aplica ao chassi reforçado, que é preparado para operar sem redução da capacidade de carga.

O motor traz também redução significativa nos níveis de ruído. Os materiais isolantes e sistema de exaustão eficientes contribuem para um ambiente de trabalho mais silencioso para os coletores e para o menor impacto sonoro nas cidades. Graças à sua arquitetura simples e robusta, com sistema de pós-tratamento dos gases de escape com catalisador de três vias, este modelo de motor oferece ainda baixa manutenção e alta durabilidade.

 

Sobre a EcoUrbis: A Ecourbis Ambiental é a concessionária municipal responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos domiciliares (comum e recicláveis) e resíduos dos serviços de saúde (RSS) no Agrupamento Sudeste da cidade de São Paulo. A região abrange 19 das 32 subprefeituras existentes na capital paulista, nas zonas sul e leste. Diariamente, a Concessionária retira das ruas aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos, em média, e para tanto conta com uma frota superior a 500 veículos, entre caminhões compactadores, carretas, furgões especiais para a coleta de RSS e carros de apoio, entre outros; e mais de 3.800 colaboradores.
Sobre a Volkswagen Caminhões e Ônibus: Membro do Grupo TRATON, a VW Caminhões e Ônibus é a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas, sendo pioneira no desenvolvimento e produção de um caminhão 100% elétrico na América Latina. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas, africanas ou asiáticas.

 

 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

 


 

Copyright © 2018 - 2025 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.

Outras Postagens Similares


Image 26/03/2019

Sulgás: chamada para aquisição de biometano

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande Sul (Sulgás) lança um edital para recebimento de propostas da chamada pública para aquisição de biometano. O objetivo é introduzir...

Continue Lendo

Image 25/06/2024

Compagas anuncia investimentos e projetos de biometano

Compagas investirá R$ 505 milhões, expandindo para regiões Norte e Sul do Paraná e novos projetos para o biometano na matriz energética. Projetos incluem novos gasodutos e cor...

Continue Lendo

Image 02/09/2023

Em Triunfo, no RS, inicia a construção de usina de biometano, gás carbônico e fertilizantes

Evento que marcou o início da construção da usina da Bioo, empresa criada pela eB Capital e Sebigas Cótica, contou com representantes do governo estadual, incluindo o Governado...

Continue Lendo

Image 22/09/2022

Em Olímpia - SP, Tereos inicia operação de planta de biogás

Além de energia elétrica, a planta também pode produzir biometano, uma alternativa limpa aos  combustíveis fósseis....

Continue Lendo

Copyright ©. Todos os direitos reservados.

Loading...