Série BiogásBusinessBrasil
Biogás Business Brasil
A Série tem por objetivo oportunizar um espaço para apresentar empresas e empreendedores que se destacam com soluções para o mercado de digestão anaeróbia, produção de biogás e biometano.
Novo episódio: GÁS ORGÂNICO
 
Gás Orgânico é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de projetos em gás, energia, biogás e biometano. Uma empresa com know-how para atender ao desenvolvimento de novos negócios nas áreas de hidrogênio renovável, biometano e toda infraestrutura necessária para integração as redes de Gás Canalizado, com fortes valores em ética, respeito e resultados.
Confira a seguir a entrevista completa com o CEO Giovane Rosa.
Portal Energia e Biogás: Para os nossos leitores que ainda não conhecem a GÁS ORGÂNICO, poderia nos falar um pouco sobre a história da empresa, atuação no setor de gás natural e especialmente no setor de biogás e biometano?
Giovane Rosa: A Gás Orgânico é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de negócios em Gás e Energia, criada em final de 2021 com a missão de desenvolver, assessorar, implementar e gerir soluções no mercado de gás e energia. Sediada na cidade de Imbituba, em Santa Catarina, atua em todo o território nacional, com clientes e projetos em diversos estados, como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
A empresa é jovem, mas com DNA em uma carreira de mais de 20 anos no setor de Gás Natural e Energia, trabalhamos a integração energética e monetização de Biogás/Biometano, aproveitando as sinergias nas interfaces distribuição de gás natural, gasodutos virtuais (smallscale), fomentando o desenvolvimento de novos projetos de biogás, biometano e formas de geração de energia, geração distribuída, autoprodução de energia e cogeração, com o propósito de tornar o mundo mais sustentável, com segurança energética e energias renováveis.
Portal: Quais são as motivações para a GÁS ORGÂNICO atuar o mercado, com soluções para a produção de biometano visando atender a transição energética no Brasil?
Giovane Rosa: A transição energética vem ganhando força nas últimas décadas, e o papel do gás natural foi fundamental para a redução de emissões, com espaço na substituição de outros combustíveis potencialmente mais poluentes.
Motivados pela busca pela descarbonização e sustentabilidade atuamos no contexto de gases de baixa emissão, especificamente uma das motivações diretas para a criação da Gás Orgânico, foi a percepção da necessidade de agentes de integração e suporte no desenvolvimento de projetos de biogás e biometano.
Portal: Quais são os diferenciais que a GÁS ORGÂNICO oferta para o mercado de biometano?
Giovane Rosa: Posso destacar que para os nossos clientes contar com o suporte de uma empresa com base sólida em complice e conhecimento técnico do setor de gás, é um forte diferencial que sustenta o sucesso dos projetos de aproveitamento de monetização otimizada de biogás, biometano, hidrogênio sustentável complementares ou não ao próprio gás natural.
Nossos clientes têm demandado informações de conexão à rede, viabilidade e escala de fornecimento e precificação do biometano. Portanto, estamos trabalhando para viabilizar novos negócios, e contamos com o apoio de diversos parceiros para implementar os projetos.
Outro diferencial é a versatilidade da equipe que conta com a presença da Coordenadora de regulação e biocombustíveis Helena Zanella, profissional destaque que tem 7 anos de experiência no âmbito público e privado de Energia, além do apoio de diversos desenvolvedores de soluções parceiros.
 
Portal: Quais são as grandes oportunidades para atuação no mercado de biogás e biometano e como a GÁS ORGÂNICO está preparada para atender a essas novas demandas?
Giovane Rosa: Existem diversas oportunidades de negócios relacionadas ao desenvolvimento de gasodutos virtuais (SmallScale), biogás, biometano e hidrogênio no Brasil, as quais podem ser aproveitadas por meio de ações de inteligência de mercado.
Entre as grandes oportunidades para atuação no mercado de biogás e biometano, destaco as tendências, de curto, médio e longo prazo sinalizadas no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 e demais setores como saneamento, gás e energia, consideramos como potenciais oportunidades:
- 
- Mercado livre de Energia;
- Gás para Empregar;
- Energia Renovável;
- Marco do Saneamento;
- Novos projetos de Biogás e Biometano;
- Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);
- Projetos de Cogeração, Auto Produção e GD;
- Transição energética, combustível do futuro;
- Expansão das redes de Gás;
- Gasodutos Virtuais (Smallscale);
- P&D+I Hidrogênio sustentável.
 
Considero que a Gás Orgânico possui a expertise e o interesse em prestar serviços de consultoria e suporte em inteligência de mercado para o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de gás natural, biogás, biometano e outras fontes de energia renovável, de forma integrada aos mercados de gás e energia.
Portal: Para finalizar, com o aumento da preocupação ambiental e a busca por fontes de energia renováveis, como está o cenário atual no Brasil para investimentos em negócios baseados em sistemas anaeróbios para produção de biometano? É um momento favorável para empreender nesse setor?
Giovane Rosa: Vou iniciar minha resposta reforçando a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e do Environmental, Social and Governance (ESG) que são duas agendas que se complementam e oferecem orientações às empresas para adotarem práticas mais sustentáveis e responsáveis, o que reflete este movimento de busca por fontes de energia renováveis que você mencionou.
O mercado de biocombustíveis, especialmente o biogás, é um exemplo concreto dessa conciliação entre crescimento econômico e proteção do meio ambiente. O biogás produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos encontra um cenário propício para investimentos de infraestrutura de produção de Biometano, considerando o cenário atual de preços de gás e energia, portanto podemos afirmar que é uma decisão baseada em economia e sustentabilidade.
Acreditamos que o mercado de biocombustíveis pode promover o bem-estar social ao mesmo tempo em que ajuda a proteger o meio ambiente, nossa permanente busca por inovação tem dado retorno ao desenvolvimento de projetos de nossos clientes e parceiros.
Podemos citar algumas empresas como Orizon VR, Bureau Veritas, Ecom comercialização de energia e gás, Estre Ambiental, Petrom, Ecogen, Sulbiogas e as entidades associativas que participamos como ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia e Inovação) e ABiogás (Associação Brasileira do Biogas e Biometano), que tem vivenciado este novo momento favorável para investimentos no setor.
Para finalizar, consideramos que o mundo tem a oportunidade de repensar o modelo de desenvolvimento e que com o uso de combustíveis e energias renováveis, teremos a chave para a qualidade de vida das próximas gerações, além da atual, assim tornar um mundo mais sustentável, deve ser um propósito de todos nós agentes de transformação, aproveitando o momento favorável para desenvolvimento de projetos no setor.
AGRADECIMENTOS
O Portal Energia e Biogás® agradece ao Giovane Rosa e a Helena Zanella pelas valorosas contribuições para desenvolvimento dessa entrevista exclusiva.
Sobre a série BiogásBusinessBrasil
A Série é uma iniciativa do Portal Energia e Biogás® com o objetivo de oportunizar um espaço para apresentar empresas e empreendedores que se destacam com soluções para o mercado de digestão anaeróbia e produção de biogás.
São soluções para redução de passivos ambientais por meio da digestão anaeróbia, produção de bioenergia, produção de biofertilizante e desenvolvimento de novos modelos de negócios baseados na produção de biogás. Esses são alguns exemplos de ações estratégicas para processo de descarbonização e economia circular que muitas empresas demandam e algumas já adotaram.
Conheça um pouco da jornada de empresas/empresários que buscaram informações, estabeleceram metas, atuaram com planejamento e monitoramento sistemáticos para desenvolver oportunidades. Encararam desafios que demandaram iniciativa, persistência, comprometimento, independência, autoconfiança e persuasão. Com muita empatia conseguiram estabelecer uma rede de contatos essenciais para seus negócios e passaram a desenvolver projetos com exigência de qualidade e eficiência. Hoje conseguem entregar excelentes resultados, graças a experiência e conhecimentos calibrados para minimizar riscos.
Nessa temporada 2023, entrevistas com grandes empresas e empresários de destaque no setor do biogás.
Aguarde, em breve novos episódios!
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.
 
                                    
                                 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                