Importância da guerra da Ucrânia no mercado de Biogás e na Transição Energética
Um panorama geral dos impactos da guerra e as oportunidades para a cadeia de produção de biogás.
Crislaine Florzino Flor | Colunista do Portal Energia e Biogás — A União Europeia enfrenta um grande desafio devido à dependência do bloco em relação às reservas de gás da Rússia. Poucos lugares estão tão expostos às consequências da guerra com a Ucrânia, pois a Rússia é o maior fornecedor de gás da Europa. O atual conflito pode agravar ainda mais suas consequências devido à escassez de suprimentos e energia.
De acordo com o Jornal O Globo, na visão de especialistas, o conflito pode acelerar o processo de transição energética global rumo a uma geração de energia baseada em fontes renováveis. Recentemente, a União Europeia anunciou um plano para diminuir sua dependência do gás russo, com o incentivo à produção de hidrogênio verde, biogás e energias renováveis em geral.
Como resultado da guerra, a alta do petróleo afeta a economia de diversos países e as fontes renováveis, como solar e eólica, tendem a ficar economicamente mais competitivas. Segundo o jornalista Jona Källgren do Euronews, a Alemanha precisa urgentemente de gás e encara uma enorme tarefa, um enorme problema, uma vez que se esforça para ser independente da energia e do gás russo. O biogás, como o que está sendo produzido em Berlim, por exemplo, não será a solução para este problema, mas poderá desempenhar um papel importante no futuro, na construção da segurança energética alemã.
A Associação Europeia de Biogás (EBA) diz que o biogás faz parte do quebra-cabeça de como reduzir a dependência energética da Europa. E ainda, a União Europeia poderá rapidamente aumentar a produção de biometano, que é bombeado para redes de gás natural de toda UE. Um investimento de 83 bilhões de euros — que é menor do que o valor total que as 27 nações da UE pagam por ano à Rússia por gás natural canalizado — produziria um aumento de 10 vezes na produção de gás até 2030.
O biogás proporcionaria, assim, uma oportunidade real para aumentar a independência energética da Europa. Esta foi a mensagem transmitida pela presidência do Conselho francês da UE em uma conferência de março sobre “Fortalecer a autonomia energética europeia e fazer um sucesso da transição ecológica”.
A implantação de biometano feita na Europa pode ajudar a estabilizar o preço do gás natural que tem aumentado com às interrupções no fornecimento. É urgente reduzir a dependência de fornecedores externos de gás, uma vez que a UE produz hoje menos de 15% da sua demanda de gás, afirma a organização Renewable Gas Forum Ireland (RGFI).
Referências consultadas
- Europe rediscovers biogas in search for energy independence, by Nelly Moussu | EURACTIV France (21/04/2022)
- Russia-Ukraine conflict underlines strategic importance of European and Irish Biomethane, by Renewable Gas Forum Ireland (03/03/2022)
- Ukraine War – European Union Unveils Plan to End Reliance on Russian Gas, Ramping up Hydrogen, Biogas, and Renewables, by Hydrogen Central (11/03/2022)
- Europe's Farmers Stir Up Biogas to Offset Russian Energy, by VOA NEWS (07/03/2022)
- Alemanha em busca de soluções energéticas, by euronews (03/08/2022)
- Europa redescobre o potencial do biogás, por AGROLINK - Leonardo Gottems (12/05/2022)
- Guerra na Ucrânia pode acelerar transição energética global, por O GLOBO - Rafael Rosas, Juliana Schincariol, Gabriela Ruddy e André Ramalho (03/03/2022)
A coluna Biogás Sem Fronteiras é apoiada pelo Projeto GEF Biogás Brasil. Este artigo independente não reflete, necessariamente, a opinião do projeto.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Autora: Crislaine Flor Publicado em: setembro de 2022.
Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do autor. O Portal Energia e Biogás oportuniza espaço para que especialistas publiquem seus artigos, conteúdos de opinião, análises ou conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás, biometano e digestato. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.
 
                                    
                                 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                