MME participa de debate na Frente Parlamentar de Economia Verde
Evento discutiu a inserção do biometano no transporte pesado de cargas. O MME destacou a importância da inclusão do biometano no REIDI.
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na última semana (18/05), de debate sobre “Corredores Sustentáveis: Inserção do Biometano no Transporte Pesado de Cargas” promovido pela Frente Parlamentar de Economia Verde. A mesa, coordenada pelo deputado federal Arnaldo Jardim, contou com a participação da secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços do Ministério da Economia (ME), Glenda Lustosa.
O secretário-adjunto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, falou sobre a importância da inclusão do biometano no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI), o que suspende a cobrança do PIS e Cofins para aquisição de equipamentos. Além disso, destacou que esses investimentos aumentam a oferta do produto, possibilitando a inserção no transporte pesado de cargas.
O secretário destacou a manutenção da liderança do Brasil na transição energética, com participação fundamental da bioenergia. “O Brasil pode ser o primeiro país do mundo a ter uma legislação de avaliação da mobilidade sustentável de baixo carbono, com análise de ciclo de vida do poço à roda, que leva também em consideração a etapa de geração de energia”, disse.
Segundo o secretário, para isso acontecer, é necessário integrar as políticas do RenovaBio ao Rota 2030, como previsto no projeto de lei do Programa Combustível do Futuro proposto pelo Poder Executivo.
Também participaram do evento o secretário-adjunto de Inovação e Tecnologia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cléber Soares, o diretor da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Marcelo Mendonça, o representante da Associação Brasileira do Biogás (Abiogas), Tamar Roitman, entre outros.
Fonte: MME
Assista à íntegra do evento:
Café da Manhã da Frente da Economia Verde: Inserção do Biometano no Transporte Pesado de Cargas
A live foi transmitida ao vivo em 18 de maio de 2022, destacou a inserção do biometano no transporte pesado de cargas. O conteúdo está disponível no canal da Frente Economia Verde no YouTube.
⇒ Confira a apresentação do Secretário-Adjunto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME.
Para saber mais sobre as medidas de incentivos para produção de biometano, conheça o Programa Nacional Metano Zero. Acesso no matéria especial: Governo Federal lança o Programa Nacional METANO ZERO
 
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Fonte: Assessoria de Comunicação Social. Publicado em: 25 de maio de 2022.
Estas notícias não são de autoria do Portal Energia e Biogás ®, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada acima. Para acessar os conteúdos em seus veículos originais, acesse os respectivos links das fontes.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                