Paraná
Fábio Viana de Abreu | Hoje o “State tour” desembarca no estado do Paraná, que é um grande celeiro de projetos na área de biogás, em especial na área de biomassa residual.
Em 2011, tive a oportunidade e honra de estudar na pós-graduação do Parque tecnológico de Itaipu, em um curso de Engenharia das Energias Renováveis com ênfase no Biogás.
Assim como o país tem déficit de profissionais na área de engenharia de pesca, o cenário de presente e futuro é a escassez de profissionais na área de energias renováveis, em especial na área de biogás, hidrogênio e eólica offshore.
No estado do Paraná, visitei algumas plantas, tais como a Granja Colombari que transforma os resíduos suínos em energia para autoconsumo. Na época o excedente era vendido para rede, e num segundo momento a granja tinha um banco de energia para uso futuro. 
Além disso, estive na Cooperativa Lar onde eram aproveitados energeticamente a matéria orgânica oriundo do processo produtivo.
A Lei Nº 19.500 de 21/05/2018, institui a política de biogás e Biometano no estado do Paraná, incentivando o aproveitamento energético como destinação adequada de resíduos, necessidade de vistoria pelo Corpo de Bombeiros, percentual mínimo, aquisição de biogás no estado e biometano para carros oficiais, PPPs, linhas de financiamento, entre outros fatores.
“Gostou? Compartilhe com os amigos e profissionais do setor. Em breve vamos destacar mais um estado nesse "state tour" sobre biogás e biometno no Brasil. Vamos em frente com nossas energias renovadas! ”
- Fábio Viana de Abreu
Referências
- PARANÁ (Estado). Lei Nº 19.500 de 21/05/2018 (vigente), Dispõe sobre a Política Estadual do Biogás e Biometano e adota outras providências. Disponível em: <Lei Nº 19.500 de 21/05/2018>
⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast
Sobre o autor
Fábio Viana de Abreu - Palestrante, Perito Judicial, Advogado, Engenheiro (RGN, GNL e Biogás) - Profissional de nivel superior na Petrobrás, com mais de 16 anos de experiência. Atua nas áreas de Gás e Energia. Perfil no LinkedIn
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
⇒ Siga o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp!
Autor: Fábio Viana de Abreu. Publicado em: 09 de agosto de 2024.
Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da autora. O Portal Energia e Biogás disponibiliza o espaço Comunidades & Produtores de Biogás para que especialistas publiquem conteúdos de opinião e conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás e biometano. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                