Artigo
Pesquisadores avaliam o uso de biometano liquefeito de vinhaça de cana-de-açúcar e resíduos sólidos urbanos no estado de São Paulo
O estudo traz uma análise ampla sobre diferentes cenários de produção de biometano para corredores de transporte rodoviário de cargas pesadas no estado de São Paulo.
O artigo com título original "Liquefied biomethane from sugarcane vinasse and municipal solid waste: Sustainable fuel for a green-gas heavy duty road freight transport corridor in Sao Paulo state" foi publicado no "Journal of Cleaner Production, Volume 335, edição de 10 February 2022, 130281" pelos autores:
- Antonio Djalma Nunes Ferraz Júnior a,b
- Pedro Gerber Machado b,c
- Francisca Jalil-Vega d,e
- Suani Texeira Coelho b
- Jeremy Woods a
Integrantes das respectivas instituições:
- 
	a Centre for Environmental Policy, Imperial College London, Exhibition Road, London, SW7 1NA, UK 
- 
	b Institute of Energy and Environment (IEE), University of Sao Paulo, Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 - Vila Universitaria, Sao Paulo, SP, 05508-900, Brazil 
- 
	c Chemical Engineering Department, Imperial College London, Imperial College Rd, Kensington, London, SW7 2AZ, UK 
- 
	d Faculty of Engineering and Sciences, Universidad Adolfo Ibáñez, Diagonal Las Torres 2640, Peñalolén, Santiago, Chile 
- 
	e Instituto Sistemas Complejos de Ingeniería, Chile 
Principais destaques do artigo
- 
	O biometano liquefeito foi considerado uma opção de substituição do diesel no setor de frete de uma área equivalente ao Reino Unido. 
- 
	A metodologia de distâncias mínimas e localizações ótimas foi utilizada para alocar as plantas de liquefação, pontos de injeção e postos de abastecimento. 
- 
	Foi estimado o preço mínimo de venda do biometano em toda a cadeia do biogás. 
- 
	Estima-se que o biometano liquefeito seja uma opção econômica quando comparado ao diesel. 
Resumo
A diversificação dos componentes energéticos do setor de transportes de um país é essencial para garantir o abastecimento de combustível aos consumidores e aumentar a dinâmica e competitividade do mercado.
Dentre os combustíveis alternativos conhecidos, o biogás é uma fonte renovável e, após atualização para biometano (melhoria após processo de limpeza e purificação do biogás), apresenta composição semelhante ao gás natural (>90% de CH4; 35–40 MJ m−3). Além disso, pode ser produzido a partir de uma ampla variedade de recursos biológicos e em diferentes escalas.
Neste estudo, foram desenvolvidos dois cenários que avaliam o uso do biometano liquefeito (BML) como opção de substituição do diesel no setor de logistica (frete) de uma área de 248.223 km2 (equivalente à área do Reino Unido).
A vinhaça da cana-de-açúcar (VCA) e os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) foram as únicas matérias-primas para a produção de biogás. O primeiro cenário, cenário não restrito (CNR), abrangeu todo o território enquanto, o segundo cenário, cenário restrito (CR), inclui apenas a área onde estão disponíveis gasodutos.
Foi realizada uma avaliação econômica de toda a cadeia de valor do biogás, incluindo unidades de produção de biogás, purificação, transporte e uso final. O preço mínimo de venda (PMV) do biometano em toda a cadeia do biogás foi então estimado.
Estima-se que o biometano liquefeito seja uma escolha de combustível econômica e acessível em comparação com o diesel. O potencial técnico de produção de biogás pelas usinas de cana-de-açúcar e aterros sanitários do estado de São Paulo pode substituir até metade do diesel consumido no território.
A metodologia de distâncias mínimas e localizações ótimas indicou a necessidade de 120 plantas de liquefação no CNR, 35 pontos de injeção no CR e 7 postos de abastecimento para abastecimento de biometano liquefeito em todo o estado de São Paulo.
As unidades de remoção de CO2 tiveram a maior influência nos custos de capital (~60%) em ambos os cenários. Os gastos associados à operação de injeção de gás e seu transporte representaram mais de 90% dos custos operacionais do CR. A compra de eletricidade representou a maior parcela dos custos operacionais nas unidades de purificação de biogás (20%–30%) e liquefação de biometano (65%–91%). Os custos com pessoal são observados ao longo de toda a cadeia do biogás, principalmente, na etapa de transporte do biometano (40%), indicando uma oportunidade de geração de riqueza, empregos e renda.
Apesar de nossas projeções para o fornecimento econômico e competitivo de biometano liquefeito como combustível de substituição do diesel, medidas de apoio político, como uma tarifa Feed-in (benefício financeiro para que se utilize mais fontes de energia renováveis, em vez das não renováveis), provavelmente serão necessárias para superar as barreiras não técnicas e obter uma aceitação mais ampla.
Alguns resultados apresentados no artigo
 
O estudo apresentou um panorama geral da localização das geográfica das principais rodovias do estado, gasodutos, a localização de aterros sanitários e usinas de cana-de-açúcar. Os dados obtidos possibilitram uma análise da infraestrutura correspondente à cadeia do biogás no sistema de transporte de cargas.
Algumas considerações finais
De acordo com resultados obtidos pelo estudo, estima-se que o biometano liquefeito seja uma opção econômica para o setor de transporte de cargas de São Paulo quando comparado ao diesel. O potencial de produção de biogás pelas usinas de cana-de-açúcar e aterros sanitários do Estado de São Paulo pode substituir até metade do diesel consumido no Estado. A metodologia de distâncias mínimas e localizações ótimas indica a necessidade de 120 plantas de liquefação no cenário não restrito (CNR), 35 pontos de injeção no cenário restrito (CR) e 7 postos de abastecimento para abastecimento de biometano liquefeito em todo o estado de São Paulo.
Acesso ao artigo
- Mais informações e acesso ao artigo: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.130281
Atualizado em 18/01/2022
Download do artigo completo, sem custo (válido até o dia 22 de fevereiro de 2022)
Referência Bibliográfica
Nunes Ferraz Júnior, Antonio Djalma ; Machado, Pedro Gerber ; Jalil-Vega, Francisca ; Coelho, Suani Texeira ; Woods, Jeremy. "Liquefied biomethane from sugarcane vinasse and municipal solid waste: Sustainable fuel for a green-gas heavy duty road freight transport corridor in Sao Paulo state". Journal of cleaner production, 2022-02, Vol.335, p.130281. DOI: 10.1016/j.jclepro.2021.130281
Mais informações e acesso ao artigo completo: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.130281
Citação de acordo com a NBR 6023
JÚNIOR, Antonio Djalma Nunes Ferraz et al. Liquefied biomethane from sugarcane vinasse and municipal solid waste: Sustainable fuel for a green-gas heavy duty road freight transport corridor in Sao Paulo state. Journal of Cleaner Production, v. 335, p. 130281, 2022.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
 
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.
 
                                    
                                 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                