A cidade de São Paulo deu um passo importante rumo à sustentabilidade na última sexta-feira (20/12). A Prefeitura Municipal de São Paulo, em parceria com a concessionária Loga, apresentou 27 novas carretas movidas a biometano que irão transportar os resíduos coletados nas zonas Norte e Oeste. O evento aconteceu na Praça Charles Miller, no Pacaembu, marcando um avanço significativo na gestão de resíduos da capital paulista.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, os novos veículos têm capacidade para transportar o equivalente a três caminhões de lixo. "Isso reduz o número de veículos nas ruas, melhora o trânsito e, mais importante, elimina a emissão de dióxido de carbono, um dos principais gases do efeito estufa", afirmou o prefeito. O biometano que abastece as carretas é extraído de aterros sanitários, promovendo uma solução circular e mais limpa para o meio ambiente.
Além da redução de até 95% nas emissões de dióxido de carbono, as carretas também diminuem significativamente a liberação de poluentes como material particulado (MP) e óxidos de nitrogênio (NOx). O diretor-presidente da SP Regula, João Manoel da Costa Neto, destacou que o projeto contribui não apenas para um ar mais limpo, mas também para um transporte urbano mais silencioso e eficiente.
Para Domênico Granata, presidente da Loga, a introdução das carretas movidas a biometano é apenas o começo de uma série de inovações que serão implementadas. "Essas tecnologias representam o futuro da gestão de resíduos e mostram o compromisso da cidade com a sustentabilidade", disse.
A frota sustentável faz parte de um esforço mais amplo da Prefeitura para modernizar a gestão das 12 mil toneladas de resíduos coletadas diariamente em São Paulo. Com capacidade para transportar até 66 metros cúbicos de lixo, as carretas reduzem a necessidade de viagens, aliviando o trânsito e diminuindo o impacto ambiental.
Outros avanços incluem o aumento de caminhões compactadores movidos a biometano, que deve passar dos atuais 15 para 142 até 2025, além de veículos elétricos para coleta em comunidades. Segundo o secretário de Mudanças Climáticas, Renato Nalini, iniciativas como essa mostram que "é possível transformar São Paulo em uma capital verde e referência global no combate às mudanças climáticas".
Com essa renovação, São Paulo reforça seu compromisso com um futuro mais sustentável, promovendo uma cidade mais limpa, eficiente e alinhada às demandas globais de preservação ambiental.
Fonte: com informações da Prefeitura Municipal de São Paulo - https://capital.sp.gov.br.
 
                                     Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                