Projeto BIOMETHAVERSE visa impulsionar a produção de biometano na Europa
Um ambicioso projeto chamado BIOMETHAVERSE, envolvendo cinco países europeus - França, Grécia, Itália, Suécia e Ucrânia, pretende aumentar o potencial de produção de biometano na Europa.
Crislaine Florzino Flor | Colunista do Portal Energia e Biogás — O biometano é um substituto renovável e ambientalmente sustentável do gás natural (GN), capaz de fornecer capacidade de armazenamento de energia e funcionar como combustível. Como tal, o biometano está bem posicionado para contribuir para a execução dos objetivos do desenvolvimento sustentável e da segurança energética.
 
O projeto, financiado pela União Europeia e executado por 22 empresas parceiras, tem por objetivo aumentar o potencial de produção de biometano do bloco europeu em 66%, bem como criar, aproximadamente, 300 mil novos postos de trabalho em seus países membros até 2030. Além disso, o projeto pretende evitar até 113 Mt de CO2 equivalentes em emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e reduzir os custos de produção de biometano na UE em até 44%.
A Associação Europeia de Biogás (EBA) atuará no projeto e irá dedicar-se a acelerar as potenciais inovações para permitir sua replicabilidade, à rápida inserção das tecnologias no mercado e a informar políticas públicas sobre a produção e gestão de biogás nos países envolvidos.
Estão em andamento as preparações de Unidades de Demonstração (UDs) nos cinco países envolvidos com o projeto BIOMETHAVERSE. Por exemplo, uma equipe do projeto se reuniu em março para organizar uma demonstração na fábrica da empresa ENGIE BIOZ (ENGIE Lab Crigen - Brasil | Laboratórios de pesquisa | ENGIE), no município de Eppeville, no norte da França. Como um primeiro passo importante, a empresa analisou as propriedades da biomassa existente que será usada para a produção de biometano. Vindo diretamente da fábrica de Eppeville, os resíduos estão sendo analisados em laboratório pela associação de indústrias LEITAT (Leitat Technological Center – Managing Technologies), responsável pelo projeto e pela otimização do sistema de digestor anaeróbio. Paralelamente, outra parceria entre as empresas do projeto BIOMETHAVERSE investiga os eletrodos do reator que melhor atendem a todos os critérios econômicos, de eficiência e qualidade do projeto. A parceira realiza estudos semelhantes para desenvolver o sistema de digestor anaeróbio de duas câmaras, que serão adotadas para a conversão do biogás produzido em biometano.
Dentre as cinco UDs (Unidades de Demonstração) do projeto, está a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Bresso-Niguarda, localizada no distrito de Niguarda em Milão, no norte da Itália. O biogás produzido no local através da digestão anaeróbia é convertido em biometano e enviado para a rede de distribuição de gás natural. A ETAR produz atualmente cerca de 90 m³/h de biometano.
O upgrade na UD será a aplicação de ozonização nas lamas de depuração, aumentando a sua produtividade de biogás em 20%. O objetivo do tratamento de lodo usando ozônio é aumentar a biodegradabilidade anaeróbia do substrato e sua capacidade de produzir biogás, reduzindo o digestato a ser descartado. Na literatura científica, diversas experiências estão relatando a aplicação dessa tecnologia em escala laboratorial e piloto, mostrando efeitos significativamente positivos na digestão anaeróbia. O método representa uma tecnologia promissora e em rápida evolução, em termos de configurações de reatores e intensidade volumétrica do processo. Os principais aspectos são a eficiência da transferência de gás e a resposta dinâmica à carga variável e até nula de H2. Sendo assim, está prevista uma redução do custo de produção de biometano em 44%.
 
 
A UD em Eppeville, por sua vez, localizada na França, produz biogás a partir de 30 mil toneladas ao ano de resíduos agroindustriais.
A planta tem um volume de digestão de 6 mil m3, com um tempo de retenção hidráulica (TRH) no biodigestor superior a 50 dias. O digestato é valorizado e utilizado nas lavouras em seis mil hectares de 31 fazendas.
O projeto visa converter o CO2 do biogás em biometano, aumentando a produtividade em até 20% e, com isso, evitando a necessidade de atualização convencional para atingir as especificações do biometano (potencialmente atingindo uma concentração de 96% de CH4).
 
Referências consultadas
- About BIOMETHAVERSE
- Demonstrating and Connecting Production Innovations in the BIOMETHAne uniVERSE by EBA
- Demonstrating and Connecting Production Innovations in the BIOMETHAne uniVERSE by Cordis Europa 
- BIOMETHAVERSE: New EU-funded Project to Increase European Biomethane Potential by 66% by Energy Industry Review  
- New EU-funded project is expected to increase European biomethane potential by 66% by Euractiv
- EU-Projekt: BIOMETHAVERSE
A coluna Biogás Sem Fronteiras é apoiada pelo Projeto GEF Biogás Brasil. Este artigo independente não reflete, necessariamente, a opinião do projeto.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Autora: Crislaine Flor Publicado em: 10 de maio de 2023.
Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do autor. O Portal Energia e Biogás oportuniza espaço para que especialistas publiquem seus artigos, conteúdos de opinião, análises ou conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás, biometano e digestato. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.
 
                                    
                                 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                