Qual a diferença entre: Biogás, Biometano, Gás Natural e Gás Liquefeito de Petróleo?
Um breve resumo sobre os conceitos dos principais gases utilizados como combustíveis.
Biogás
O que é biogás?
Biogás é a mistura de todos os gases produzidos durante o processo natural de decomposição dos resíduos orgânicos em ambientes fechados, ou seja, em locais sem a troca de ar ou em ambientes alagados, onde o resíduo submerso está sem o contato direto com atmosfera, caracterizando-se como ambientes anaeróbios (locais sem a presença de oxigênio atmosférico livre). Somente nessas condições desenvolve-se micro-organismos anaeróbios que consomem os resíduos orgânicos e produzem o biogás.
Qual é a composição do biogás?
A composição do biogás pode variar muito e depende diretamente do tipo de resíduo orgânico (matéria prima para produção de biogás ou simplesmente substrato) e das características do processo de biodigestão anaeróbia.
O biogás é uma mistura de vários gases gerados no processo de composição da matéria orgânica, entre eles podemos destacar: 
- 
- gás metano (CH4)¹
- gás carbônico (CO2),
- vapor de água (H2O),
- sulfeto de hidrogênio (H2S),
- amônia (NH3)
- entre outros gases que aparecem em proporções menores do que 1%.
 
Atenção: Gás metano (CH4)¹ → nessa matéria vamos nos referir ao gás metano do biogás como sendo biometano. Apenas para diferenciar o gás metano obtido por meio da digestão anaeróbia do gás metano presente na composição do gás natural (origem fóssil).
Apesar de ambos serem idênticos e terem a mesma molécula, essa diferença de denominação é apenas didática, para ilustrar melhor as origens distintas.
 
O biogás é um combustível renovável?
Sim, o biogás é um combustível renovável.
Aliás, é um biocombustível renovável pois é de origem biológica, ou seja, de origem orgânica.
O carbono presente no biogás faz parte de ciclo rápido do carbono, presente em organismos vivos ou mortos, sendo capturado pelas plantas pelo processo de fotossíntese e depois liberado novamente para atmosfera pelo processo de respiração, decomposição e combustão.
O ciclo biológico do carbono é um ciclo rápido, um ciclo natural de renovação do carbono na atmosfera, de certa forma a sua emissão para a atmosfera não compromete a composição da atmosfera, uma vez que esse carbono já esteve antes atmosfera, sem causar aumenta na concentração de carbono, por consequência, sem agravar o equilíbrio do efeito estufa, evitando o aumento do aquecimento global.
 
Fonte: Por Carbon_cycle-cute_diagram.jpeg: User Kevin Saff on en.wikipediaDerivative work: FischXModifications and translation into Portuguese made by Gtyogui - File.
Biocombustível Gasoso
De todos os gases presentes no biogás apenas um elemento é combustível. Trata-se do gás metano.
A presença de metano no biogás pode variar muito. Para efeito de comparação, um biogás com presença de metano abaixo de 40% poderia ser considerado como um biogás pobre em metano. Esse seria um biocombustível com poder calorífico muito inferior quando comparado a um outro biogás que tenha na sua composição mais rica em metano (acima de 70%).
Com exceção do metano, todos os outros gases presentes no biogás não são combustíveis e contribuem para redução do poder calorífico do biogás.
Para resolver esse problema e aumentar o poder calorífico do biogás há a necessidade de limpeza e purificação do biogás. Esses processos irão remover os elementos como: gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), sulfeto de hidrogênio (H2S), amônia (NH3), entre outros gases que aparecem em proporções menores do que 1%.
Após os processos de limpeza e purificação é possível isolar o metano, que pode ser denominado como biometano.
Quando os biometano possui as mesmas especificações técnica do gás natural (GN), determinadas pela ANP, o biometano pode ser denominado de Gás Natural Renovável (GNR).
 
Gás Natural (GN)
O que é o gás natural?
O gás natural é um combustível gasoso de origem fóssil, obtido a partir de reservas em formações rochosas, em jazidas de petróleo ou em camadas de carvão. O gás natural pode acumular-se em rochas porosas ou em reservatórios localizados no interior de rochas impermeáveis. É uma fonte de energia não renovável, sendo o terceiro combustível fóssil mais utilizado, depois do petróleo e o carvão. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves [compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de hidrogênio (H) e carbono (C)] e outros compostos químicos orgânicos e inorgânicos.
De onde vêm o gás natural?
O gás natural é encontrado em reservatórios subsuperficiais, tal como o petróleo, normalmente confinado em rochas sedimentares. O gás natural é resultante do processo de decomposição de matéria orgânica soterrada, submetido a intensas pressões, calor por milhares de anos. Desta forma, é um fonte de energia fóssil, não renovável quando comparado ao tempo histórico da humanidade.
Qual é a composição do gás natural?
O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves e outros compostos químicos orgânicos, entre eles podemos citar:
- 
- Metano (CH4) - principal constituinte do gás natural;
- Etano (C2H6);
- Propano (C3H8);
- Butano (C4H10);
- Pentano (C5H12) e seus respectivos isômeros.
 
Gás Natural Comprimido (GNC)
GNC corresponde ao GN após ser comprimido a uma pressão de 250 bar, reduzindo o seu volume original em até 270 vezes. Possibilitando o seu transporte em cilindros especiais.
Gás Natural Veicular (GNV)
Corresponde ao uso do Gás natural para substituição de combustíveis veicular como gasolina, etano e o diesel.
De acordo com a ANP, o Gás Natural Veicular (GNV) é uma mistura combustível gasosa, proveniente do gás natural ou do biometano, destinada ao uso veicular e cujo componente principal é o metano. Os cilindros de armazenamento de GNV são dimensionados para suportar a alta pressão à qual o gás é submetido. Na revenda, a máxima pressão é limitada em 22,0 MPa. A qualidade do GNV é a mesma conferida para o GN.
Do ponto de vista ambiental, social e econômico, o gás natural parece ser a melhor solução disponível atualmente para o transporte sustentável. O uso de GNV traz uma redução direta na emissão de gases de efeito estufa e emissões regulamentadas usando praticamente os mesmos tipos de veículos na estrada.
Gás Natural Liquefeito (GNL)
Gás natural liquefeito (GNL) corresponde ao gás natural após o processo de purificação e condensação ao estado líquido. Nesse processo (criogênicos) ocorre por meio da redução da sua temperatura até a marca de -163 graus Celsius, tornando o GN liquefeito. A título de comparação, o volume de 1m³ de GNL equivale aproximadamente a 600 m³ de gás natural (GN) em Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP).
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
Diferentemente do Gás Natural, GLP é um outro produto constituindo principalmente de butano e propano.
É um combustível gasoso de origem fóssil, conhecido e acessível a população por meio do botijão de gás de cozinha. O GLP é produzido principalmente durante o processamento do petróleo em refinarias, sendo um subproduto do processo de craqueamento catalítico.
O GLP torna-se líquido a temperatura ambiente em armazenamentos com pressões de 6 a 8 atmosfera (botijões).
 
Para explorar outros conceitos, acesse o nosso Glossário.
Acesse também Biogás no Brasil.
Obrigado e boa leitura!
Confira outras matérias do Portal Energia e Biogás, acesse:
- Biogás, Biometano
- Digestão Anaeróbia
- Biodigestor - Reator anaeróbio
- Substratos - a matéria-prima para produção de biogás
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.
 
                                    
                                 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                