O Futuro do Biogás
4º Episódio - Biogás, passado, presente e futuro
Para responder a essa pergunta, o Portal Energia e Biogás convidou diferentes especialistas do setor do biogás  para falar um pouco sobre desafios futuros e oportunidades.
Neste quarto episódio da Série “O futuro do biogás” temos o prazer de destacar a visão do Cícero Bley Jr. - CEO Bley Energias - Estratégias e Soluções, Fundador do Centro Internacional do Biogás - CIBiogás no Parque Tecnológico de Itaipu, Fundador e Presidente Emérito da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano - ABiogás, que respondeu a seguinte questão:
“Qual será o futuro do biogás para uma matriz energética mais sustentável no Brasil?”
 
Cícero Bley Jr. - Diante da clássica segmentação de mercados promissores em produção de biogás no país, a partir da digestão anaeróbica de resíduos orgânicos, o setor cana-de-açúcar dispara rumo a enormes empreendimentos, objetivando encontrar viabilidade na escala de produção. Logo a seguir, o setor da proteína animal, potencial de biogás cerca de 20% do setor cana, caracterizado por produtores rurais pequenos, médios e grandes, encontra seríssimas restrições para avançar.
O exitoso Programa Renova Paraná, lançado no início do ano pelo IDR Secretaria de Agricultura do Paraná, tendo movimentado desde março deste ano cerca de R$ 800 milhões em financiamentos para produtores, mostra insofismável avanço da energia solar, para cujos projetos aplicou mais de 85% do montante geral e preocupantes 15% de projetos de biogás. Sendo desses a maioria focado em geração elétrica. Somente 2 projetos em biometano veicular foram financiados e encontram-se em implantação. Quadro revelador das dificuldades da progressão do biogás neste setor e mais ainda revelador do abandono técnico em que se encontram os produtores rurais de proteína animal, acumulando frustrações.
Para quem acompanhou a entrada do biogás nos anos 70 no panorama agroeconômico brasileiro junto com os híbridos de milho e de pequenos animais (aves e suínos) e as frustrações sucessivas encontradas por integradoras e integrados diante das questões difíceis relacionadas com biogás, não é para se desistir diante deste quadro. Mas sim, é urgente reagir para encontrar o caminho real que possa levar o biogás a se tornar um fator real de produção providenciando suprimentos energéticos setoriais, tanto elétricos, quanto térmicos, quanto combustíveis.
E qual é esse caminho? Certeza que vai além da dimensão do saneamento das atividades com animais estabulados. Ainda que seja um importante ativo econômico para viabilizar a sustentabilidade das atividades de produção com número cada vez maior de animais confinados em espaços cada vez menores. O biogás não é só isso. Na realidade, a biodigestão anaeróbica de resíduos não é só produtora de biogás. Além desse composto gasoso com pelo menos dois gases de alto valor comercial, o biometano (CH4) e o gás carbônico (CO2), ainda na mesma ação de degradação dos sólidos voláteis, produz digestato, um composto líquido, contendo nutrientes vegetais não consumidos nos processos biológicos de degradação da matéria orgânica. E ainda solúveis no digestato pode-se encontrar os nutrientes biofósforo e bionitrogênio e ainda ácidos húmicos e fúlvicos de alto valor na nutrição de plantas.
O biogás, assim como o digestato, seu irmão líquido, formam uma plataforma para suprimento de produtos bioquímicos orgânicos de valor absurdamente alto e estratégico para garantir a oferta de alimentos.
Então, pode-se olhar para um futuro da biodigestão anaeróbica de resíduos orgânicos, com uma perspectiva de sustentabilidade ambiental, já evidente e concreta, a sustentabilidade econômica com produtos recuperados das fases gasosa e líquida do processo e consequentemente social, com a economia circular completamente evidente caso tenhamos competência para aprender com nossos erros e projetar em suas superações as ações que ainda não fomos capazes de desencadear.
Sobre:
Cícero Bley Jr. - CEO da Bley Energias - Estratégias e Soluções. Apoiador Técnico/Technical Advisor do Conselho Temático de Energia da Federação das Indústrias do Paraná. Tem graduação em Agronomia - UFPR (1971); Mestrado em Eng Civil. Gestão Territorial Urbana e Rural - UFSC (2006); Especialidade: Estratégias em Energias Renováveis e Sustentabilidade; atuou como Superintendente de Energias Renováveis - Itaipu Binacional, de 2004 a 2016; Fundador do CIBiogás - Centro Internacional do Biogás no Parque Tecnológico de Itaipu; Fundador do Centro Internacional de Hidroinformática. Itaipu/Unesco; Fundador e Presidente Emérito da ABiogás - Associação Brasileira do Biogás e do Biometano.
Série Especial - O Futuro do Biogás
Confira os Episódios anteriores:
- 
- Episódio 1 - Jaime Finguerut, ITC - Instituto de Tecnologia Canavieira
- Episódio 2 - Bernardo Marangon, Exata Energia
- Episódio 3 - Airton Kunz, Embrapa
- Episódio 4 - Cícero Bley Jr., Bley Energias - Estratégias e Soluções
- Episódio 5 - Fernando Giachini Lopes, Instituto Totum
- Episódio 6 - Yuri Schmitke, ABREN e WtERT
- Episódio 7 - Suelen Paesi, UCS e FSBBB
- Episódio 8 - Rodrigo Capella, Comunicação e Marketing
- Episódio 9 - Hudson Zanin e Julian Hunt, Unicamp e KAUST
- Episódio 10 - Gilberto Martins e Antonio Celso, UFABC
 
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.
 
                                    
                                 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                