Setor energético passa por revolução para se tornar mais sustentável, flexível e eficiente
Na abertura do Congresso Ecoenergy os especialistas convidados traçaram um panorama da matriz elétrica brasileira.
Nesta terça-feira (7 de junho de 2022), na abertura do Congresso Ecoenergy – Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia, os especialistas convidados traçaram um panorama da matriz elétrica brasileira. Todos concordaram em um ponto: embora o País esteja bem posicionado no setor, há diversos desafios de curto e longo prazo para que os consumidores tenham acesso à energia limpa de forma sustentável e econômica.
 
"O Brasil está na vanguarda, o desafio é evoluir na transição e diversificação, e integrar novas tecnologias para permitir que todos tenham acesso à energia limpa de uma forma sustentável e econômica", afirmou Thadeu Silva, Chief Generation Officer da Cemig. Ele mencionou como tendências a captura do CO2 da atmosfera para transformá-lo e reutilizá-lo, o hidrogênio verde e o biogás - isso é, a geração de energia a partir de aterros sanitários.
 
Marcos Meireles, CEO Rio Energy, centrou sua apresentação no contexto global, mais volátil, incerto e complexo, mas, ao mesmo tempo, com uma sociedade cada vez mais ciente de sua responsabilidade. "O mundo está sendo empurrado para a sustentabilidade, e isso se vê especialmente no setor energético", disse. "Nos últimos cinco anos -- e isso foi muito rápido -- as fontes de energia limpa, como solar e eólica, se tornaram mais eficientes e competitivas que as fontes fósseis".
 
Segundo Meireles, o cliente exige não só respeito aos requisitos ESG, mas deseja também eficiência, comodidade, flexibilidade e liberdade de escolha. Isso tem feito com que o setor energético aposte em descarbonização, descentralização, digitalização e democratização. "Nosso modelo de negócio vem migrando do B2B para o B2C, do foco no produto para o foco no serviço -- se desvencilhando da comoditização - e da geração centralizada para a distribuída", explica.
 
Essa migração só é possível com a ajuda das novas tecnologias, cada vez mais inseridas nos processos das empresas de energia. São ferramentas como big data, inteligência artificial, internet das coisas, data science e blockchain, que, de acordo com Meireles, permitem que se entregue ao cliente um serviço efetivo e de qualidade, seja ele quem for.
Pesquisas no campo da energia precisam se transformar em negócios sustentáveis, defendem especialistas
No painel do Congresso Ecoenergy dedicado à Pesquisa & Desenvolvimento, os palestrantes enfatizaram a importância de fomentar a cooperação e de fechar os elos entre soluções, pessoas e resultados.
 
"As soluções que nascem em centros de excelência precisam ser adaptadas e oferecidas ao mercado. As pesquisas do campo da energia devem se transformar em negócios, em nota fiscal", afirmou José Bione de Melo Filho, Gerente de P&D da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Ele deu como exemplo o hub de inovação recentemente criado pela Chesf que toma proveito dos talentos locais -- estudantes, acadêmicos, pesquisadores - e tem como foco atender demandas das empresas.
 
De acordo com Luiz Fernando Vianna, CEO Lactec, as grandes companhias têm revisto estruturas internas para acelerar a inovação. "A pesquisa é integrada aos processos e os projetos têm seus prazos reduzidos", disse. Ele ressaltou, porém, que o Brasil tem ido na contramão do mundo: na pandemia, muitos setores receberam incentivos, mas o de ciência e tecnologia conviveu com cortes.
Já Eduardo Lima, Gerente de P&D do Instituto Eldorado, e Rosário Cannata, executive investment manager da EDP Ventures, teceram elogios ao conceito de ciência aberta, mas destacaram que é preciso desburocratizar. "Políticas de financiamento têm que acompanhar a velocidade da inovação. E o Brasil precisa, rapidamente, começar a aproveitar mão de obra qualificada que possui -- do contrário, ela vai embora", afirmou Lima.
 
Baterias que duram até cinco anos
A PowerSafe, importadora e distribuidora de baterias especiais, trouxe para a área de exposição da Ecoenergy baterias que se encaixam perfeitamente para aplicações de energia solar, como a Freedom e a Get Power. Segundo a empresa, elas duram até quatro vezes mais tempo que as concorrentes -- entre quatro e cinco anos.
 
Outra vantagem de seus produtos é o chamado "Power Frame" que evita a corrosão das grades e prolonga a vida útil. De acordo com a empresa, a boa resposta do mercado às baterias se deve a qualidades como segurança, autonomia e desempenho.
 
Greenpeace usa realidade virtual
A renomada ONG decidiu explorar uma nova tecnologia -- a realidade virtual -- para mostrar aos visitantes a degradação dos nossos oceanos, provocada em grande medida por ações dos seres humanos.
O objetivo com a ação é promover a conscientização de empresas e consumidores, e reforçar a importância da energia sustentável para a preservação do meio ambiente.
Parceria Exclusiva: PORTAL ENERGIA E BIOGÁS x CONGRESSO ECOENERGY 2022
USE O CUPOM: PE&B10 e garanta agora mesmo a sua vaga no Congresso Ecoenergy!
| 
 | 
Próximos Painéis
Um dos destaque da programação de quinta-feira, 09 de junho será o Painel Biogás e Biometano - As Novas Apostas para o Mercado de Energia Limpa, com a presença confirmada dos painealistas:
- 
- Rafael Gonzalez - Diretor Presidente, CIBiogás
- Tamar Roitman - Gerente Executiva, ABiogás
- Thiago Gonzalez - Partner & CTO, EnerDinBo
 
Informações
Ecoenergy -- Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia
Data: 7 a 9 de junho
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda, são Paulo - SP
- 
- CREDENCIAMENTO
- CONGRESSO
- Para informações sobre o evento, acesse: Ecoenergy 2022
 
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócia majoritária da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano, e a partir de 2022 à Fiera Milano Brasil. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tratamentos de superfície, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Fesqua, Ecoenergy, Reatech e Ebrats.
Informações para Imprensa: 2PRÓ Comunicação - Myrian Vallone | Teresa Silva | E-mail equipe: [email protected] | (11) 3030-9463
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Fonte: Fiera Milano Brasil. Publicado em: 7 de junho de 2022.
O Portal Energia e Biogás ® apoia a realização da 9ª Ecoenergy – Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis.
 
                                    
                                
 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                