Vibra Energia e ZEG Biogás se unem para fomentar o mercado de biometano no Brasil
A Vibra Energia e a ZEG Biogás assinaram nesta segunda-feira, dia 30 de agosto de 2021, um Acordo de Cooperação para oferecerem aos fornecedores de etanol da Vibra uma solução integrada de produção de biometano.
O objetivo é fomentar o crescimento do mercado de biometano no país. Segundo projeções das empresas parceiras, o Brasil possui potencial viável anual de produção de 10 bilhões m³ de biometano, o que equivale a um terço da demanda atual por gás natural no país, sendo aproximadamente 30% dele oriundo da vinhaça da cana-de-açúcar. A substituição de combustíveis fósseis pela exploração de todo potencial de vinhaça poderia evitar as emissões de até 10 milhões de toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) por ano – o equivalente a 70 milhões de árvores plantadas. O biometano é um combustível totalmente renovável e que pode substituir diversos combustíveis fósseis como o gás natural, diesel e GLP.
Para as mais de 300 usinas de etanol pertencentes aos 60 grupos industriais fornecedores de etanol da Vibra, essa é a oportunidade de viabilizar uma solução ambientalmente adequada para a vinhaça e efluentes de seus processos produtivos, o que também contribui para melhoria na produtividade do solo, com a consequente melhora dos resultados operacionais da usina.
"Com esta parceria, a Vibra e a ZEG aliam a expertise da ZEG na produção de biometano com a capacidade da Vibra de acessar os principais produtores de açúcar e etanol do Brasil", afirma Marcelo Bragança, Diretor Executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra, que completa:
"A parceria com a ZEG foi certeira. Eles possuem uma tecnologia própria que conta com a melhor solução em biodigestor para vinhaça do mundo, além de ser altamente eficiente em custos".
A ZEG Biogás é uma empresa especializada na produção e comercialização de biogás e biometano, possuindo know-how na estruturação de projetos para destinação de biogás de aterros sanitários e agroindústrias, incentivando o mercado de energia renovável e biocombustíveis no Brasil. No setor de açúcar e etanol, a ZEG tem a expertise na utilização do subproduto vinhaça para geração de energia e biocombustível.
"Há diversos ganhos para as usinas de etanol, como a diversificação do seu portfólio de combustíveis, destinação adequada dos resíduos e redução da pegada ambiental com utilização do combustível limpo em suas frotas e maquinário agrícola", destaca Daniel Rossi, acionista e CEO da ZEG, empresa do Grupo Capitale Energia.
"Já do ponto de vista do consumidor, o biometano é um combustível renovável totalmente intercambiável com o gás natural convencional e inclusive utiliza-se da infraestrutura de distribuição já existente, sendo um vetor importante para acelerar a transição energética no país", complementa o executivo.
Já a Vibra, como maior distribuidora de combustível do país, traz para o negócio seu amplo relacionamento com os produtores de açúcar e etanol. A companhia está construindo seu caminho rumo a uma transição para fontes energéticas mais limpas e renováveis e vê um enorme potencial no desenvolvimento do mercado de biometano no país, alinhado à implementação de uma forte agenda ESG¹.
¹Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG) traduzido do inglês-são as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
O trabalho conjunto busca aproveitar a sólida rede de relacionamento que a VIBRA detém com as usinas de etanol para propor a realização dos estudos e o fomento à produção do GasBio, como é denominado o biometano da ZEG, por meio da tecnologia e expertise da ZEG Biogás.
A partir do acordo, as duas empresas traçarão planos de trabalho detalhados junto a cada fornecedor de etanol que se interesse pela solução do biometano. O suporte começa nas definições de capacidade de produção e identificação de potencial de consumo interno e na região, passando por projetos de engenharia para implantação e elaboração de estudo de viabilidade econômico-financeira do projeto. As empresas também ajudarão a definir o modelo de negócios que será utilizado para explorar a oportunidade.
Sobre a Vibra Energia
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes e uma das maiores empresas de energia do país, a Vibra Energia caminha para a transição energética. A companhia entrou em novos mercados e vem investindo na melhoria dos seus padrões de governança e nos temas ESG. No mercado de energia, a Vibra atua por meio da comercializadora Targus, da qual possui 70%. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, comércio, indústrias, produtos químicos, mineração e agronegócio.
Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca top of mind Lubrax, que possui mais de 600 itens para aplicações automotivas, industriais, marítimas e ferroviárias. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. No mercado automotivo, a Vibra é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o País. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Mais informações em: www.vibraenergia.com.br
Sobre a ZEG Biogás
A ZEG Biogás, empresa do Grupo Capitale, tropicalizou equipamentos já consolidados no mundo e desenvolveu tecnologias exclusivas de produção e distribuição de biogás e biometano, que permitem a eficiência de custos e escalabilidade de seus empreendimentos. Esse know-how em diversos segmentos da cadeia a credencia a oferecer uma solução completa aos seus parceiros, desde a produção da molécula até o fornecimento ao mercado.
Trabalhando em favor do crescimento sustentável, com o propósito de alcançar a transição energética para uma economia de baixo carbono, a ZEG Biogás é uma empresa alinhada com as práticas da agenda ESG (Meio ambiente, Sociedade e Governança), oferecendo soluções integradas que buscam promover descarbonização, digitalização, descentralização e democratização de recursos.
A ZEG – Zero Emission Generation – é uma empresa que reúne quatro unidades de negócios: ZEG Hidro, ZEG Biogás, ZEG Solar e ZEG Ambiental. Cada uma atua, de modo descentralizado, no seu nicho científico e de tecnologias para produção de energia renovável e limpa. Todavia, as quatro convergem para o desenvolvimento de aplicações práticas capazes de contribuir para alcançar a neutralidade em emissões de gases do efeito estufa, reduzindo os impactos negativos causados pelo uso de combustíveis fósseis na matriz energética. Mais informações em: www.zeg.com.br
Para saber mais sobre Acordo de Cooperação entre Vibra Energia e ZEG Biogás:
- 31/08/21 - Money Times - Vibra faz parceria com ZEG Biogás no mercado de biometano
- 31/08/21 - The Capial Advisor - Vibra Energia (BRDT3) Anuncia Parceria com a ZEG Biogás
- 31/08/21 - Valor Econômico - Vibra e ZEG firmam parceria para impulsionar biometano no país
- 31/08/21 - Monitor do Mercado - BR DISTRIBUIDORA: Cia assina acordo com a ZEG Biogás e Energia
- 31/08/21 - Agência EPBR - Biometano do etanol
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
 
Fonte: Release - SP4 Comunicação Corporativa – Agência de Comunicação da ZEG.
- Paulo Fortis – [email protected]
- Heloisa Pereira – [email protected]
Publicado em: 31 de setembro de 2021.
Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da Assessoria de Impressa.
 
                                    
                                 Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026
                        Biometano garante seu espaço no LRCAP 2026 Modelos de negócios sustentáveis no campo
                        Modelos de negócios sustentáveis no campo Redução das emissões de metano
                        Redução das emissões de metano Biogás e COP30
                        Biogás e COP30 
         Analisadores de Biogás
                        Analisadores de Biogás Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB)
                        Biometano: decreto nº 12.614/2025 e o  Certificado de Origem (CGOB) Pré-tratamento enzimático
                        Pré-tratamento enzimático Conheça as 19 carreiras mais requisitadas
                        Conheça as 19 carreiras mais requisitadas 
                         
                         
                         
                         
                 
                 
                